Verificação em duas etapas causa problemas com YouTubers nos EUA

9
599

Webcelebridades são conhecidas pela exposição de suas vidas pessoais na internet, incluindo detalhes como ganhos financeiros, localização de residências e outras pautas quentes para os criminosos de plantão.

Com estas informações disponíveis para o público, alguns dos famosos YouTubers dos Estados Unidos e do Canadá tiveram suas contas do Google sequestradas após uma fraude na transferência de chip de celular.


Com as informações sobre a vítima em mãos, os bandidos entraram em contato com a operadora de telefonia para transferir o número para outro chip em posse de terceiros.

Após a portabilidade do número, os hackers utilizaram o recurso de verificação em duas etapas, por meio do token via SMS, para ter acesso ao Gmail, YouTube e outros serviços.

Sem o acesso ao número de telefone para recuperar suas contas, os YouTubers Boogie2988, LeafyIsHere e LinusTechTips tiveram que contar com a ajuda do Google para recuperar seus canais.

Caso você queira proteger sua conta de forma mais efetiva que a verificação em duas etapas por SMS, procure ativar o modo de chave de segurança pela USB.

9 COMENTÁRIOS

  1. Mas o que custa usar um aplicativo pra receber/gerar o código, tipo o Authy? Do jeito que funciona a rede de celular aqui no país, quando a única segunda etapa de verificação oferecida é o SMS eu nem faço. As vezes eu não recebo o SMS, quando recebo muitas vezes demora… complicado.

  2. Quanto a questão da chave de segurança USB, é uma ótima ideia, mas todos os navegadores precisam ter suporte para começar a ser entendido como um padrão efetivo. Eu não vou mudar para o Chrome para ter mais segurança (e menos RAM) se é inútil a proteção extra quando em outros navegadores.

Comente!