Sucesso da Niantic é sucesso do Google

Estava lendo uma reportagem recente da revista Época na qual afirma a ideia de que a Nintendo conseguiu “levar a realidade aumentada para as massas” enquanto o Google “nunca obteve qualquer êxito na área”. É um erro colossal!

Outra gafe cometida pelos jornalistas no artigo está em apontar o aplicativo do Pokémon Go como um sucesso “restrito” a Nintendo, sendo que a plataforma foi desenvolvida pela Niantic e anteriormente explorada no jogo Ingress – lançado em 2013.


Na verdade, a afirmação que podemos fazer é exatamente a oposta: foi uma decisão incrivelmente certa do co-fundador do Google e presidente da Alphabet Larry Page de tornar a Niantic uma empresa independente.

Esse “distanciamento” liberou a Niantic de conflito de interesses e questionamentos de acionistas do Google, permitindo que a empresa faça acordos mais amplos e flexíveis, sem queimar a neutralidade do Google com outros parceiros e marcas.

O jogo oferece ainda um retorno financeiro mais vantajoso para o Google do que para a própria Nintendo. Além, é claro, de mudanças no comportamento do usuários que vão ajudar o buscador com a adoção de novas tecnologias.

Atualmente o Google obtém rendimentos do Pokémon Go a partir de compras in-app, lucros da Niantic (o Google é um investidor!) e o uso gradativo de tecnologia de realidade aumentada que poderá contribuir com a ascensão de projetos como o Google Tango.

7 Replies to “Sucesso da Niantic é sucesso do Google

  1. Além disso, foi falado que a troca de pokemons só vai acontecer via NFC, popularizando mais esse protocolo tão mal utilizado.

    1. Em teoria, ela uma empresa independente, mas que conta com investimentos da Alphabet – o que não dá para excluir qualquer possibilidade de que Larry Page mantenha algum controle sobre seu funcionamento.

  2. Embora Pokémon Go seja um sucesso proeminente, ache o aplicativo um pouco ‘mal’ feito, basicamente eles deram uma roupagem nova ao ‘ingress’. Os pontos então localizados na mesma posição, (eu não estou sendo contra, mas Pokémon poderia ser algo muito melhor que um ‘ingress Pokemon’). Deferia ter aspectos mas originais que os separassem, principalmente as formas como ginásios e outros pontos são apresentados no mapa.

  3. Embora Pokémon Go seja um sucesso proeminente, acho o aplicativo um pouco ‘mal’ desenvolvido, basicamente eles deram uma roupagem nova ao ‘ingress’. (eu não estou sendo contra, mas Pokémon poderia ser algo muito melhor que um ‘ingress Pokemon’). Deveria ter aspectos mas originais que os separassem, … principalmente as formas como ginásios e outros pontos são apresentados no mapa.

  4. Com certeza o Ingress é o maior sucesso da Niantic, só quem não jogou diria que o Google não teve exito.

Comente!