O Google Brasil anunciou hoje a chegada do Android Auto, a plataforma desenvolvido pelo Google para proporcionar aos usuários a mesma experiência que eles possuem em seus smartphones Android, agora totalmente integrada à central de entretenimento do veículo.

“A liberação do aplicativo será feita de maneira gradual durante o mês de abril. Isso significa que os motoristas donos de smartphones Android e de carros com centrais compatíveis poderão usufruir de toda a experiência integrada e conectada que o Android Auto oferece”, disse um porta voz.


Para utilizar o Android Auto, é preciso conectar um smartphone (versão Lollipop ou superior) ao console do carro com um cabo USB. Após a conexão, a tela do painel irá mostrar os aplicativos instalados no celular que possuem uma versão otimizada para uso em veículos.

Uma vez conectado, o usuário tem à sua disposição vários dos recursos encontrados que ele já acostumado a usar no celular:

  • informações relevantes, como tempo de percurso e as condições do clima;
  • fácil visualização das chamadas recentes e dos números favoritos;
  • Google Maps, que ajuda o motorista a definir sua rota e acompanhar o trajeto diretamente no painel;
  • Google Play Música, que dá ao usuário acesso às suas canções e playlists preferidas;
  • Google Now, o assistente de voz do Google que ajuda o usuário com dúvidas como, por exemplo, “Vai chover amanhã?” ou “Qual o shopping mais próximo?”;
  • E aplicativos como Spotify, WhatsApp, Skype, entre outros.

O Android Auto ainda permite realizar chamadas telefônicas ou enviar mensagens apenas com a voz, sem tirar as mãos no volante.

Caso o usuário receba uma mensagem enquanto estiver dirigindo, o sistema faz a leitura do texto, tirando a necessidade de olhar para o painel.

Para conhecer os aplicativos com suporte para Android Auto, visite este link.

Comente!