Após 5 anos sem grandes novidades no Picasa, a equipe do produto anunciou hoje que o serviço será desligado nos próximos meses. A decisão afeta o Picasa Web Albums e o software do Picasa para Windows.

“Depois de muita reflexão e consideração, decidimos aposentar o Picasa ao longo dos próximos meses, a fim de se concentrar inteiramente em um único serviço de fotografia, o Google Fotos”, publicou Anil Sabharwal, Chefe do Google Fotos.


Enquanto o Picasa para Windows deixará de existir a partir do 15 de março de 2016, o Picasa Web Albuns terá um pouco mais de tempo, ao encerrar suas atividades no dia 01 de Maio de 2016.

Adquirido pelo Google em 2004, o Picasa nunca teve a oportunidade de ir para os celulares. Embora seja uma marca conhecida dos usuários, o buscador foi negligente com seu desenvolvimento e na visão a longo prazo.

Em 2013, por meio de meu perfil no Google+, tentei sugerir um possível futuro para o Picasa:

9 COMENTÁRIOS

  1. Nunca usei o Picasa web mas o software uso com frequência desde o seu lançamento, sempre me foi útil para visualizar de forma rápida o banco de imagens que possuo. Mas apenas para este fim.

  2. Com o software do Picasa eu não ligo muito… mas vou sentir falta do visualizador de imagens (alternativa ao visualizador padrão do Windows) e a proteção de tela com apresentação de imagens. Mais um instalador que vou ter que manter às 7 chaves rsrs

    • Se você gosta do Picasa, vale a pena guardar o .exe no seu computador. Ele continuará a funcionar normalmente, só não terá mais atualizações.

  3. Como faço pra recuperar todas minhas fotos armazenadas no picasa web? consigo transferir pra outra hospedagem?

    Sem mais.

  4. Lamento muito. Até agora, o Google Fotos tem se mostrado terrível. Não mostra os álbuns com as imagens dos meus blogs. Não mostra URL de foto (para incorporação em site). Não mostra número de visualizações (para eu saber se a foto está sendo divulgada em algum site meu, caso contrário posso apagá-la com segurança). Enfim: não tem os recursos mínimos necessários para blogueiros. Está sendo uma morte horrível.

  5. A organização do Picasa ainda é superior na minha opinião. A usabilidade e as complicações do Google Fotos ainda é grande, não consigo me adaptar. Tem que crescer muito ainda. Ficaremos orfãos de um bom e completo site/aplicativo.

Comente!