Google vai alertar sobre sites com anúncios ou botões falsos

O Google anunciou hoje que passará a alertar sobre sites com anúncios, downloads, botões falsos ou qualquer outra tática enganosa que possa induzir os usuários a colocar seus dados (e o computador) em perigo.

“Hoje, nós estamos expandindo a proteção de Navegação Segura para protegê-lo de tal conteúdo enganoso”, disse Lucas Ballard, Cofre Equipe de Navegação.


“Se o Google detectar que seu website tem conteúdo de engenharia social (que engana os usuários para eles fazerem algo perigoso, como revelar informações confidenciais ou fazer o download de um software), o navegador Chrome poderá exibir um aviso ‘Site enganoso à frente’ quando um visitante acessar seu site”.

De acordo com o Google, um ataque de engenharia social acontece quando:

  • O conteúdo imita a aparência e o comportamento de uma entidade confiável, como um navegador, um sistema operacional, um banco ou um governo.
  • O conteúdo tenta induzir você a fazer algo que você só faria com uma entidade de confiança, como compartilhar uma senha, chamar a assistência técnica ou fazer o download de um software.

Este provavelmente é o fim daqueles anúncios que alertam para “vírus no Android”, atualização para Flash e outros problemas que poderiam desaparecer com apenas um clique.

aviso-phishing

Arte: Andy Babbitz

Comente!