Google constrói computador quântico 100 milhões de vezes mais rápido que um PC

22
20243

computador-quantico

A nova plataforma é capaz de resolver problemas 100 milhões de vezes mais rápido do que um PC convencional.


Ao contrário dos computadores regulares que codificam dados para bits que pode conter tanto “1” ou “0”, os computadores quânticos usam bits quânticos que podem processar ‘1’ e ‘0’ simultaneamente.

Usando técnicas especiais para manipular unidades de informação quântica, isso permite que o computador possa realizar toda uma série de cálculos matemáticos, tudo ao mesmo tempo.

Conhecido como ‘D-Wave X2’, o supercomputador quântico do gigante das buscas aproveita esses métodos para realizar um processamento chega a velocidades de até 100 milhões de vezes mais rápido que um computador padrão.

Para construir o computador quântico, o Google contou com a parceria da NASA, Para o diretor de exploração Rupak Biswas, esta tecnologia disruptiva poderia mudar a forma como fazemos tudo atualmente.

22 COMENTÁRIOS

    • espero sinceramente que esteja zoando
      pq se não for ,vou pensar que te falta alguns bons neurônios na cabeça !!!

    • Ah usam sim, com certeza. Tanto é que nem foram desenvolvidos em tal escala

      • Foram sim, Nickolas, a D-Wave, empresa que produziu esse computador gigante ae da foto, é a única empresa (até onde eu saiba) que fabrica e vende computadores quanticos desde 2010. Então, não sei oq vc define por escala de produção, mas se for “fabricar e vender”, já faz 6 anos que eles fazem isso. Voce pode ler a historia da empresa no site, se caso ainda estiver com duvida da existencia do produto http://www.dwavesys.com/our-company/meet-d-wave

  1. quero ver quando isso vai chegar para nos consumidores comum
    vai levar um década no mínimo !!!!

    • Isso nunca chegará para o consumidor comum. Isso não é feito para o consumidor do comum. Isso não serve para jogar Battlefield.

      • nao diga nunca !!!!!
        tenho certeza que uma hora vai chegar !!!
        e vamos ter que dar um jeito nessas sucatas que temos hoje

        • quando chegar a nós, o google já chamará SkyNet e nós estaremos lutando com os exterminadores kkkkkkkkkkkkk

        • O Yan está correto, apesar que pode ser que chegue de uma plataforma mista de processamento quantico e por semicondutores, já que, exceto por resolver calculos mais rapidamente, a computação quantica não é mais rápida para processar outros tipos de dados. Essa matéria que foi um tanto quanto incompleta, sugiro voce assistir esse video a partir dos 5:11 https://www.youtube.com/watch?v=g_IaVepNDT4

          • Nelson Danilo
            a proposta original do computador quântico e de qualquer quando criado computador é fazer cálculos de todos as formas mais rápidos que a computador “convencional”, não estou falando de uma plataforma mista e sim de computador quântico, é claro que vai usar eles no inicio é para os cálculos matemático simulações de todos as áreas que no fundo é um calculo matemático !!!!
            lembra que o que precisamos no momento é um computador que faz modelos e cálculos matemático extremamente complexo em milissegundo ou microssegundo !!!!
            o resto é tudo sobra da feira é tudo para o “ano que vem”
            o que ser quer é algo que faça cálculos mais veloz o resto vem depois !!!
            não tem necessidade de assistir a matéria o pouco que eu sei sobre mecânica quântica é o suficiente !!!!
            só para lembrar provavelmente o computador quântico vai ser usado semicondutores para fazer o calculo !!!!
            outra lembrança o fato de ser quântico não exclui o uso de semicondutores!!!

          • Sim, os semicondutores sempre estarão lá… mesmo o processamento sendo quantico, ou mesmo fotônico, a integração com outras partes seguem a eletrônica comum. Mas acho que a posição de que para o usuario comum, que é citada no vídeo e no comentario do Yvan, processadores quanticos não são os mais indicados para realizar processamento de assistir um video ou jogar, por exemplo. Pois o ganho não esta na velocidade de processamento, e sim na capacidade de operações para retornar um único valor, por isso é útil para resolver algoritmos. Ou seja, se tratarmos do usuario comum, o que ele quer não é resolver calculos matematicos, logo não terá muita usabilidade para um processador quantico. O que ele precisaria, acredito que sejam os processadores neuromorficos.

          • Bom ,sobre os semicondutores é o que se tem de melhor !!!
            pelo menos por enquanto,se você pensar o computador eletrônico ou eletrico que foi inventado ou descoberto ou desenvolvido(use a terminologia que quiser) pelo Turing foi feito para fazer os calculo e descobrir os passos dos nazista!, mesmo o primeiro computador do mundo a maquina de babbage também foi criado para fazer cálculos e nada mais !!!
            esse computador pode se modificar e se adaptar a outros linhas de criação !!!
            sobre o processadores neuromorficos acho mais difícil que o quântico,mesmo pq “nos somos um computador quaternário” como diria um professor meu, se com o binário já é complexo imagina com dobro disso !!!!

    • Eu acredito que é possivel sim esse tipo de tecnologia se tornar comum, ninguem acreditou que o Colossus se tornaria comum, e mt menos que os componentes do processador chegaria ao tamanho de atomos, mas aqui estamos, creio eu que as duas unicas limitaçoes seriam a materia prima de um material que aguentaria todo esse processamento de dados sem superaquecer, e a energia, seria necessário descobrir uma nova fonte de energia pq a produçao atual de energia nao seria suficiente caso esse tipo de computador se torne comum.

      • Mateus, você se enganou nessa questão de energia, pois para realizar o mesmo calculo, o processador quantico demandaria muito menos, ja que ele explora varias soluções possiveis ao mesmo tempo, portanto, quase não esquenta. Mas por outro lado, eles (atualmente) necessitam operar em temperaturas proximas do zero absoluto, para manter os qubits estaveis (se não em engano). Se caso você estiver com alguma duvida do assunto, recomendo ler alguns artigos aqui no site Inovação Tecnológica, ou ler algo bem enxugado no tecmundo: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/meta.php?meta=Computa%E7%E3o%20Qu%E2ntica

        • Eu achei que eles iam ter o mesmo problema dos prossessadores de hoje em dia, pois como meu prof havia dito o motivo de nao conseguirmos aumentar mais a velocidade dos processadores atuais e devido ao fato de não existir um material mais resistente ao calor que possa ser usado na fabricacao, sendo assim a única limitação vai ser o preço kkk

Comente!