Pesquisadores de segurança móvel da Zimperium dizem ter encontrado a “pior vulnerabilidade na história do Android” e que ela poderia infectar os smartphone por meio de uma mensagem MMS – não sendo nem necessário abrir a mensagem para ativar o malware.
“Isso acontece mesmo de você ouvir o som de que recebeu uma nova mensagem”, diz Joshua Drake, pesquisador de segurança com Zimperium e co-autor do Manual do Hacker Android. “É isso o que o torna tão perigoso. Ele poderia ser absolutamente silencioso. Você pode até não ver nada”.
Em resposta, o Engenheiro-chefe do Google Adrian Ludwig, e também responsável pela segurança do Android, avaliou a gravidade da vulnerabilidade como “alto” (nível 3, dentro de um ranking 4 níveis).
Embora seja assustador, os detalhes de como a vulnerabilidade poderia ser explorada já teria ser entregue diretamente ao Google – incluindo as instruções de como o buscador poderia corrigir a brecha de segurança. Não há nenhuma evidência de que a falha esteja sendo explorada por hackers.