A tecnologia tem sido uma ferramenta importante para o desenvolvimento humano e, talvez, o fator com o maior grau de evolução da nossa história. Com a capacidade de promover benefícios cada vez maiores, esta criação humana tem se mostrado mais abrangente ao salvar vidas ou, até mesmo, em levar o homem a lugares antes nunca imaginados.
Esta variante do desenvolvimento moderno, tem ajudado países e populações a se desenvolverem em todos os cantos do mundo, auxiliando na fabricação de produtos de consumo, no desenvolvimento de novos meios de comunicação, além de conectar as pessoas, por exemplo, pela internet.
No entanto, muitas vezes a tecnologia ainda não consegue atingir igualmente a vida de todos, principalmente daqueles que vivem em regiões isoladas e de difícil acesso. Outro problema, muito comum em países em desenvolvimento, tem sido, com frequência, o uso dos recursos naturais sem qualquer controle, seja por motivos como custo, ou pela simples falta de interesse dos governantes em promover mudanças.
Para chegar a um meio realmente sustentável, será preciso pensar na natureza e na tecnologia como matérias intrínsecas, onde ambas tenham que funcionar de forma conjunta e respeitosa. Para encontrar este ambiente ideal, os governos deverão fazer estudos profundos sobre o impacto ambiental que as ações do homem vem causando na natureza e intervir através de novas ideias e visões completamente atualizadas.
No momento em que a demanda por novas tecnologias se torna uma prioridade, as comunidades mundiais terão acesso, a curto prazo, ao barateamento dos recursos. Esta acessibilidade dará a tração necessária a uma expansão no uso das tecnologias limpas, ajudando na redução da poluição, no consumo de energia, contaminação e outros problemas que, hoje, afligem o meio ambiente e a saúde humana.
A mudança também abrirá caminho para novas possibilidades, permitindo que pequenos grupos, mesmo com restrições financeiras, possam ter acesso a uma tecnologia de baixo custo. Ao mesmo tempo que isso fornecerá uma melhoria significante em suas qualidades de vida, o acesso à energia verde e outras fontes renováveis ajudará a estimular as economias locais e levar importantes avanços.
Aliado a isso, o desenvolvimento tecnológico tem sido, cada vez mais, fundamental para que as pessoas possam ter melhores trabalhos e rendimento mais elevados. Há, também, os avanços interligados com áreas como a medicina, onde têm estimulado intervenções menos invasivas aos pacientes e análises genéticas para medir a predisposição à doenças futuras.
Outra vantagem da tecnologia está na aplicação de ideias para resolver problemas do dia-a-dia, que vão desde soluções mais simples, como uma faca, até projetos extremamente complexos, no qual se destaca o programa de inteligência artificial do Google, capaz de dirigir carros autônomos, o que promete reduzir as chances de erros humanos e possibilitar que pessoas que apresentam alguma deficiência se desloquem sozinhas, sem precisar da ajuda dos outros.
No entanto, nada chegou perto do grande feito da humanidade que foi levar o homem até a Lua, uma conquista que não só explorou os limites, como pôs em prática a tecnologia humana. Sua grandiosidade, porém, não ficou somente restrita à viagem. Ela provocou mudanças e inovações que, ainda hoje, são parte de nossas vidas como, por exemplo, as lentes resistentes à riscos, o travesseiro de espuma, palmilhas de calçados e muitos outros.
A revolução da tecnologia está além dos nossos olhos. Ela cresce de forma orgânica e conforme a imaginação de seus criadores. Seus resultados são visíveis a cada nova geração ao alterar seus hábitos, instigar novos gênios a pensar ainda maior, estabelecer novos modos de interação e fazer as pessoas desbravarem seus próprios conhecimentos.
—–
Artigo escrito em 2012.