Google testa Projeto Loon no Brasil

0
321

loon-brasil

Google concluiu duas semanas de testes do Projeto Loon em Teresina e Campo Maior, cidade localizada à 85 km da capital do Piauí. Os testes consistiram de dois conjuntos de lançamentos, o primeiro em 28 de maio e o segundo, hoje.


No dia 28 de maio, foram lançados dois balões Loon. O teste marcou a primeira vez que o Projeto Loon usou a tecnologia LTE para conectar pessoas por meio dos nossos balões. Este marco resulta de uma parceria com a Vivo, como a provedora de internet, e com a Telebras, que tem conhecimento extensos sobre temas relacionados a infraestrutura de telecomunicações no Brasil, e mostra como o Projeto Loon trabalha em parceria com empresas locais de telecomunicaṍes que fornecem conectividade.

Hoje, o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo observou em primeira mão a tecnologia do Projeto Loon. No Aeroporto Nossa Senhora de Fátima, em Teresina, acompanhou o lançamento de balões de alta pressão. Estes balões serão os primeiros a percorrer uma longa distância em uma latitude próxima do equador, nos permitindo monitorar seu comportamento nesta latitude.

“O Governo Federal considera prioridade o avanço do uso da internet em todas as camadas da população e em todas as regiões do Brasil”, disse o ministro Paulo Bernardo. “Sabemos que, para isso, todas as tecnologias disponíveis serão importantes: fibras ópticas, satélites, equipamentos fixos ou móveis. Dado o tamanho do nosso território e as dificuldades geográficas, todas as inovações são bem-vindas. O Projeto Loon pode apontar soluções criativas para regiões de mais difícil acesso na busca da universalização da oferta do acesso à internet em banda larga.”

“Estamos honrados por ter sido convidados pelo governo brasileiro para testar o Loon aqui”, disse Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. “Para nós, isso mostra que o Brasil reconhece a importância da internet para impulsionar o desenvolvimento econômico e a educação, e que vale fazer um esforço extra para colocar todos on-line, mesmo aqueles que vivem em regiões remotas, como a Amazônia ou as áreas rurais do Nordeste”.

DCIM100GOPRO

loon-brasil-2

Comente!