Google Public DNS desliga servidores no Brasil

0
632

google-office

Se você utiliza o Google Public DNS, provavelmente notou que a latência do serviço aumentou consideravelmente nos últimos meses.


Isso aconteceu, segundo o Googler Shen Wan, pois o Google removeu seus servidores do Brasil e passou a responder todas as consultas através de suas máquinas localizadas nos EUA.

Atualmente as consultas ao Google Public DNS no Brasil (e talvez em outros países da América do Sul também) são manipuladas por resolvedores nos Estados Unidos. Consequentemente, você pode experimentar latência maior do que antes. Lamentamos este transtorno para você e estamos trabalhando para reiniciar os resolvedores no Brasil em um futuro próximo”.

Quando questionado sobre os motivos que levaram o Google a tomar esta decisão – no qual um usuário sugeriu se havia alguma relação com as declarações da presidente Dilma Rousseff de forçar as empresas a manterem seus servidores no país – Wan respondeu que o tema estava fora do assunto e que seria direcionado ao departamento de Assuntos Públicos do Google.

No entanto, segundo apurou a IDG Now!, essa resposta nunca chegou a ser publicada.

Com a mudança, o Google Public DNS passou a responder com a mesma latência do OpenDNS, que também não possui servidores próximos do Brasil ou América Latina.

Comente!