Galaxy Nexus não vai receber o Android 4.4 KitKat

galaxy-nexus

É o fim de uma era para o Samsung Galaxy Nexus – pelo menos através das atualizações oficiais.


O Google afirmou, ao The Verge, que considera o dispositivo “muito antigo” para receber o Android 4.4 KitKat. Lançado em 2011, ele tem as especificações técnicas (1 GB de RAM) que permitiria receber a nova plataforma sem grandes problemas.

A explicação, porém, vai além disso. O buscador não oferece suporte para dispositivos com mais de 18 meses de existência, nem mesmo na linha Nexus, e por isso o Galaxy Nexus teve sua aposentadoria anunciada.

Criado em parceria com a Samsung, o Galaxy Nexus foi o sucessor do Nexus S e foi o primeiro dispositivo a abandonar os botões físicos e trazer uma tela curvada. Equipado originalmente com Android 4.0, o Galaxy Nexus recebeu três gerações do Android, sendo a 4.3 a última versão.

Se o Google não mudar sua política de atualização, isto significa que o Nexus 4 terá apenas mais 6 meses de atualizações oficiais.

Atualização: De acordo com o Google, o Galaxy Nexus usa um chip fabricado pela Texas Instruments – uma empresa que não está mais ativamente desenvolvendo chips para smartphones – cujo os drivers foram descontinuados e impedem a perfeita instalação e funcionamento do Android 4.4 KitKat.

Comente!