Conheça as novidades do Android 4.4 KitKat

android-kitkatApesar do Android 4.4 KitKat não apresentar um recheio de novidades à vista para os usuários finais – devido a estratégia do Google de migrar os aplicativos para o Google Play – a nova versão do Android explora algumas mudanças bem interessantes para os desenvolvedores.

512MB RAM

A grande novidade é a otimização para aparelhos com apenas 512MB RAM, permitindo que a nova versão do Android possa ser implementada em dispositivos mais baratos. A empresa afirma que todos os componentes do Android foram ajustados para uma redução brusca no uso da memória.


Além disso, o sistema operacional foi programado para “proteger agressivamente” a memória dos e prevenir que aplicativos possam atrapalhar a experiência dos usuários. No caso dos serviços de rede, que normalmente ocasionam um uso exagerado de memória, o Android agora trabalha “em pequenos grupos”, para evitar que surjam possíveis travamentos.

NFC

No Android 4.4 KitKat, o Google demonstra ter intenções de explorar ainda mais a tecnologia NFC ao permitir que os desenvolvedores possam criar serviços para permitir uma “emulação” de pagamentos, programas de fidelidade, cartão de acesso, passes de trânsito e outros serviços.

Impressoras Sem Fio

A impressão de documentos também ganhou uma nova evolução no Android 4.4. Agora é possível imprimir qualquer tipo de conteúdo através de WiFi ou serviços hospedados na nuvem, como o Google Cloud Print.

“Em aplicativos habilitados para impressão, os usuários podem descobrir impressoras disponíveis, alterar tamanhos de papel, escolha de páginas específicas ou imprimir praticamente qualquer tipo de documento, imagem ou arquivo”, publicou a empresa.

Armazenamento

Uma coisa é fato no Android 4.4 KitKat: o Google procurou unir tudo num mesmo local. Um exemplo disso é a nova estrutura de acesso a serviços de armazenamento que oferece uma interface única para navegar através de documentos, imagens e outros arquivos hospedados em serviços de armazenamento nuvem, como Google Drive, Dropbox e Box; ou dentro da área de download e galeria do próprio dispositivo.

Recursos e Sensores

Em conjunto com as screenshots, o Android 4.4 agora adicionou suporte para gravação de tela e permite capturar as ações em vídeo, como um arquivo MP4. Desta forma, os desenvolvedores podem criar tutoriais para o seu aplicativo, materiais de marketing, vídeos e outros.

KitKat agora mantém um controle sobre os aplicativos que estão sendo executados, fornecendo dados sobre períodos de execução e uso da memória para determinar a sua eficiência. Algo importante, principalmente, para aplicativos que são executados em segundo plano.

O Google também avança para tornar o Android um controle remoto ao estilar um padrão para a indústria. O Android 4.4 permite aos desenvolvedores a criação de aplicativos para o controle de TVs, sintonizadores, interruptores e outros dispositivos, ao utilizar sinais infravermelhos.

Com relação aos sensores, o KitKat vai apoiar três novas tecnologias: vetor de rotação geomagnética, detector passo e contador de passos. Estes recursos provavelmente serão utilizados com conjunto com o SmartWatch do Google – que vem sendo desenvolvido pela equipe do Android – e possivelmente terá um uso próximo do Google Glass.

Comente!