Google está construindo um data center flutuante nos EUA

data-center-flutuante

Um artigo publicado pela CNET diz que “algo grande está sendo construído” em Baía de São Francisco, Califórnia, e diz ter evidências de que o projeto poderia estar conectado ao Google.


O site sugere que a estrutura de quatro andares flutuante, que vem sendo comentada pelos moradores como um “projeto secreto”, poderia estar ligado a uma patente da gigante de Mountain View.

Em 2009, o Google recebeu uma patente para um ‘data center à base de água‘, que permitiria ao Google tirar proveito do oceano para fornecer energia e resfriamento.

Esses centros de dados poderiam ser implementados de 3 a 7 quilômetros da costa, abaixo de 50 a 70 metros de água. Com isso a empresa poderia construir algo que não exige registro de imóveis ou impostos.

O projeto também detalha uma tecnologia interessante: a própria estrutura poderia utilizar os movimento das ondas da superfície oceânica para a criação de eletricidade, ao mesmo tempo que está protegida de terremotos.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do buscador não quis comentar o assunto.

No entanto, a Cnet diz ter entrado em contato com um dos responsáveis pela obra e obteve uma intrigante descoberta ao discar para o número de telefone (prepare-se!):

“Obrigado por ligar para o Google. O número que você discou não está em serviço”. Wow! =)

data-center-flutuante-2

Comente!