Nokia testou Lumia com Android antes da aquisição pela Microsoft

lumia-android

De acordo com o The New York Times, que cita duas pessoas com conhecimento no assunto, afirma que a Nokia planejava acrescentar o Android a sua linha de dispositivos Lumia e considerava a mudança completa em algum momento de 2014.


Reprodução do texto publicado pelo NYTimes:

“Por um lado, o esforço da Nokia no Android não é chocante. As empresas muitas vezes têm “plano Bs” em caso de uma mudança estratégica ou para negociar melhores condições junto aos parceiros. Rodar o Android em hardware da Nokia não foi um esforço gigante de engenharia, de acordo com as pessoas familiarizadas com o projeto.

Ainda assim, um telefone Nokia rodando Android pode ter servido como uma poderosa alavanca nas relações da Nokia com a Microsoft, um lembrete tangível de que a Nokia poderia se afastar do software Windows da Microsoft e usar o sistema operacional Android, que alimenta mais de três em cada quatro smartphones vendidos globalmente”.

Apesar dos testes internos, uma outra fonte do jornal afirmou que as negociações com a Microsoft – que terminou em uma aquisição por US$ 7.2 bilhões – não foram influenciadas com os protótipos rodando Android. Também não há informações se alguma equipe da Nokia ainda trabalha em Lumias com o sistema do Google.

Comente!