De acordo com a Revista Época, a plataforma de e-mail do governo brasileiro, que vai utilizar a infraestrutura dos Correios para trazer “mais segurança” aos usuários brasileiros, já teve seu nome escolhido e está em fase de implementação.
“A ferramenta será chamada Mensageria Digital e o plano é que os primeiros usuários criem suas contas a partir do fim do primeiro semestre de 2014”, diz a publicação.
Com o Mensageria Digital, o Ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, acredita que os usuários brasileiros irão contar com mais segurança contra o sistema de vigilância gerenciados por agências de segurança dos EUA.
No entanto, para oferecer proteção em 100% dos dados, os usuários deverão trocar mensagens somente entre contas do serviço. Ao enviar e-mails para qualquer outro endereço, a criptografia deixa de ser utilizada.
O governo ainda estuda um modelo de negócios para a plataforma, que poderá ser através de um plano pago, parcerias com outras empresas ou até mesmo oferta de publicidade.