De acordo com a Folha de São Paulo, o governo de Dilma Rouseff tem planos para criar um sistema de e-mail nacional que utilizaria a plataforma de segurança dos Correios. A ideia, segundo apurou o jornal, está em evitar que os usuários brasileiros tenham suas comunicações monitoradas pela internet.
“O plano é criar uma alternativa brasileira aos populares Hotmail, da Microsoft, e Gmail, do Google. O e-mail dos Correios contará com criptografia para resguardar a privacidade dos usuários, e os dados devem ser armazenados no Brasil, diferentemente do que ocorre quando se usa o Gmail, por exemplo”, disse Paulo Bernardo, ministro das Comunicações.
Por enquanto, os planos do governo estão voltados para a disponibilização de serviço pago e com o atrativo de “ser mais seguro”. Uma mudança na legislação também está sendo conduzida para tornar a leitura de uma correspondência eletrônica como uma violação similar as cartas.
“No Brasil, abrir [correspondência de terceiros] é crime. Precisa ser assim com e-mail também”, afirma o ministro Bernardo, que aproveitou para negar qualquer vigilância do governo brasileiro no sistema de e-mails nacional.
Será que o próximo passo da Dilma será a criação de uma rede social nacional?