Hugo Barra, VP do Android, deixa o Google

hugo-barra

Em contato com o The Verge, um porta voz do Google acaba de confirmar que o VP do Android, o brasileiro Hugo Barra, deixou a empresa.


“Desejamos o melhor para Hugo Barra. Nós vamos sentir falta dele no Google e estamos empolgados com a sua presença dentro do ecossistema Android”, disse o buscador.

De acordo com o blog AllThingsD, Barra deixou o Google para trabalhar na Xiaomi, uma fabricante chinesa de smartphones – que utiliza a plataforma Android – e que vem se destacado no próprio mercado chinês.

Embora não tenha ligação com a saída de Barra, um fato pessoal, ocorrido dentro do Google, pode ter influenciado as decisões do executivo.

Fontes do AllThingsD citam que Barra tinha um relacionamento com uma Googler e que esta pessoa, foi vista, nos últimos dias, com o co-fundador do Google, Sergey Brin.

E falando no Brin, ele anunciou hoje sua separação de Anne Wojcicki, responsável pela startup 23andMe – que possui investimentos do Google.

Atualização: Hugo Barra confirmou, em um post no Google+,  sua ida para a fabricante Xiaomi, assim como seu novo cargo de VP Global. Veja a mensagem de Barra na íntegra (tradução livre):

Depois de quase cinco anos e meio no Google e quase três anos como membro da equipe do Android – o grupo mais surpreendente de pessoas que eu já trabalhei na minha vida – eu decidi começar um novo capítulo na carreira.

Em poucas semanas, eu vou me juntar ao time da Xiaomi na China para ajudá-los a expandir sua carteira de produtos e negócios a nível mundial – como Vice-Presidente Global da Xiaomi. Estou realmente ansioso para este novo desafio, e estou particularmente animado com a oportunidade de continuar a ajudar a conduzir o ecossistema Android.

Foi um passeio incrível e verdadeira honra fazer parte da equipe do Android no Google, e eu particularmente quero agradecer + Andy Rubin , + Hiroshi Lockheimer , + Sundar Pichai e + Vic Gundotra pelo apoio fenomenal e orientação ao longo dos anos.

+ Equipe Android, eu vou sentir falta de todos vocês!

Comente!