Bill Gates não acredita no sucesso do Projeto Loon, os balões com acesso à internet do Google

Em entrevista a Business Week, Bill Gates, ex-CEO da Microsoft, afirmou que não acredita que o Google Loon – projeto de balões que oferece ponto de acesso a internet em regiões remotas – será realmente benéfico para os países mais pobres.


Em resposta a Bloomberg, Gates diz que não consegue visualizar como a tecnologia poderia funcionar a favor das pessoas. Ele diz que as populações não contam com infraestrutura necessária para que a web seja um ponto essencial de ajuda.

Veja, na íntegra, o que disse Bill Gates a revista digital:

“Uma das convicções do Google é que trazendo conectividade a internet para os países menos desenvolvidos podem levar a todos os tipos de benefícios secundários. Eles tem um projeto de colocar transmissores de banda larga em balões. Levar acesso à internet essas partes do mundo pode ajudar a resolver problemas?

Quando você está morrendo de malária, eu acho que você vai olhar para cima e ver um balão, eu não tenho certeza de como ele vai ajudar você. Quando você vê uma criança apresentar diarréia, não há nenhum site que alivia isso. Certamente eu sou um grande crente na revolução digital. E conectar os centros de cuidados de saúde primários, ligando as escolas, essas são coisas boas. Mas não para os países realmente de baixa renda, a menos que seja algo feito diretamente contra a malária.

Google começou dizendo que eles iriam fazer um amplo conjunto de coisas. Eles contrataram Larry Brilliant, e eles conseguiram uma fantástica publicidade. E então eles fecharam tudo. Agora eles estão apenas fazendo a coisa de núcleo. Ótimo. Mas quem só faz as coisas núcleo, não vai ajudar os pobres”.

Comente!