Fim do Google Reader: migre seus feeds!

readerNo próximo dia 01 de Julho, o Google Reader vai entrar para a história da internet e você [que ainda utiliza o produto] precisa se preparar para este evento.

Embora muitos estejam decepcionados com a decisão do Google, a gigante de Mountain View não demonstra ter vontade em continuar seus esforços no segmento de feeds e rss.


Em entrevista a Wired, Richard Gringras, Diretor Senior do Google News e Produtos Sociais, explicou que o Google Reader será encerrado pois sua plataforma representa um modelo antigo de consumo de informação.

No entanto, o fim do Google Reader tem impulsionado os concorrentes como o Feedly, The Old Reader, Flipboard e outros serviços com lançamento programado para os próximos dias, como o Digg Reader e AOL Reader.

Irônico ou não, a morte do Google Reader também tem ajudado a colocar o rss/feed novamente em evidência, oferecendo aos usuários uma nova onda de inovações e ferramentas que, há muito tempo, não se acompanhava neste setor.

Você já migrou seus feeds? Deixe nos comentários o serviço que você escolheu para substituir o Google Reader.

38 Replies to “Fim do Google Reader: migre seus feeds!

  1. Ainda continuo usando, e só vou deixar de usar quando ele não estiver mais disponível. Das alternativas que ví até agora. Não achei o feedly tão prático e o AOL Reader um pouco incompleto. Estou aguardando para conferir a ferramenta do Digg.

    1. @FelipeAlmeida Experimente o inoreader e vai esquecer, como eu, do Google Reader.

    2. Vou continuar usando o GReader até o último instante rsrs… quem sabe se ficar com ele aberto aqui numa aba ele não continua funcionando ahhahaha. Mas… falando sério,… ainda tô procurando uma alternativa satisfatória. Tá difícil. Feedly e OldReader não me agradaram. Vou experimentar agora esse inoreader, @FelipeAlmeida.

      1. @wsj1983 seria tão bom dar um ctrl+s na página do reader, salvar numa pasta e continuar usando ele! hehe

  2. Vou continuar usando até o dia fatídico, mas já teste o feedly e o the old reader. Nenhum é tão bom quanto, mas o old reader é mais próximo do que a solução do google é/era.

    1. @hphugo o inoreader é muito (mais muito) mais próximo do Google Reader que o the old reader.

      1. @lcdsantos curti o inoreader, mas ele tem suporte pra algum app molbile? Vejo muito pelo celular e tablet, se se não tiver sincronizado não vai me servir..

      2. @lcdsantos  curti o inoreader, mas ele tem suporte pra algum app mobile? Vejo muito pelo celular e tablet, se se não tiver sincronizado não vai me servir.. Leia mais em: http://googlediscovery.com/2013/06/24/fim-do-google-reader-migre-seus-feeds/

        1. @hphugo, infelizmente ele não tem app mobile. Mas, ao que parece, o serviço tem versão web mobile. Estou sem smartphone a duas semanas (meu velho S2 morreu e ainda não o substituí) e não verifiquei isso. Sou (era…) também um leitor assíduo dos feeds no app Android do Google Reader, e quando voltar a ter um smartphone vou testar o inoreader nele.

  3. Quase ninguém falou até agora, mas o InoReader é O serviço para quem usava o Google Reader…www.inoreader.com

    1. @lcdsantos Pô… achei bem interessante esse inoreader. Ele é bem parecido com o GReader mesmo. E não é lerdo como o OldReader. Só senti falta da integração com o Pocket nos compartilhamentos, mas isso é o de menos. Acho que vou adotar esse aí.

      1. @wsj1983, tem integração com o Pocket sim! E com o facebook e outros. É que vem não habilitado. Navegue por todas as (extensas) opções de configuração. Você vai achar essa e várias outras opções muito boas, e que não haviam no Google Reader, como a linha divisória móvel entre as assinaturas e conteúdos.E, incrivelmente, ele importa tudo do Google Reader diretamente, sem precisar do takeout.

    2. @lcdsantos testei mas parece que ele puxou um monte de artigos antigos e artigos de 2 dias pra cá não aparecem. normal isso?

      1. @JeanJonathas , você deve ter muitos feeds (como eu) e ele ainda não terminou de buscar todos os posts. No primeiro uso me levou cinco minutos até tudo estar OK. Mas só no primeiríssimo uso. Depois é tudo rápido. Não tão rápido quanto o Reader mas mais rápido que outras alternativas que testei, e rápido o suficiente para mim.

    3. @lcdsantos Uma coisa que não gostei no Feedley foi não ter importado todo o histórico para futuras pesquisas (até hoje devo ter lido uns 300000). Será que o inoreader faz isso?

      1. @humbertosousasilva, acho que não. E acho difícil que algum faça isso. Via Google Takeout isso é impossível, pois nesse arquivos constam somente os metadados (e não os dados) dos seus feeds. O InoReader é um dos poucos que faz importação direta. Isso, em tese, permitiria o que você sugere. Mas isso tornaria a importação muito lenta. Em resumo, o que você sugere é realmente incrível, mas de implementação complexa.
         
        A Google podia desligar os mecanismos de update do Google Reader e mantê-lo read only por um tempo, como fez com o Wave…

  4. eu estou usando o theoldreader.com
    é simples mas ja da pra acompanhar meus principais sites.

  5. Feedly nos dispositivos móbeis. Muito bom. Ainda não achei experiência igual. Já no Mac, continuo com o Caffeinated. Tomara que possa, em um futuro próximo, ser “powered”‘ NY ferrou também.

  6. Feedly. Limpo, bonito. Migrou rapidinho meu feeds do google reader… Gostei muito, já é o meu oficial.

    1. @twidiogo eu testei o Feedly. E testei o InoReader? Você também testou os dois?

  7. Testei o feedly, que é o caminho quase que oficial… gostei, parece o reader de sempre…
    Mas ao testar o NewsBlur foi que realmente vi que há muito mais o que fazer em cima do reader, do que somente exibir o próximo e o próximo.
    Ele permite compartilhar leituras com as demais pessoas… não, não há ninguém seguindo, ou amigos, ou nada… é compartilhar com o mundo, mesmo.
    Ele também mostra os posts mais comentados pela comunidade… já acompanho pelo menos 4 novos sites por ter visto nessa área “pública” e ter gostado.
    Ele tem um porém… free, somente 60 sites… como acompanho uns 25 por aí, está ótimo. Até evita de eu acompanhar sites demais.
    Grande abraço.

      1. @lcdsantos  @joaozitopolo Opa! Testei o InoReader… achei ele ótimo também, melhor que o feedly.
        Ficaria com o NewsBlur se não se importasse com o limite de 60 inscrições, devido as features diferenciadas, ou com o InoReader, caso quisesse substituir o google reader.

  8. Testei vários mas escolhi mesmo o Aggregga.com , além de um leitor de feed é também uma rede social tornando muito mais fácil de compartilhar notícias com meus amigos, ver as últimas leituras dos meus amigos e encontrar novos blogs

  9. Eu mesma não ando mais lendo blogs nem nada. Mas há outras pessoas em casa que gostam. Fiquei decepcionada mesmo pela marcação em “estrela” não ser mais conservada. Mas migrei pro feedly mesmo.

    1. @EmanuelleNajjar Oi! Caso você queira manter os marcados com estrela, o que pra mim foi fator determinante na escolha, teste o NewsBlur ou o InoReader. Abaixo escrevi sobre o NewsBlur mais detalhadamente.

  10. Estou tentando instalar um tal de tiny tiny RSS no servidor mas está difícil.

Comente!