Facebook planeja serviço alternativo ao Google Reader

9
123

facebook-feedEnquanto o Google acredita que o Google Reader é um produto morto, o Facebook pode lançar um leitor de feeds no próximo dia 20 de junho.

De acordo com o TechCrunch, várias menções sobre feeds e RSS tem surgido entre os código da rede social e revelam um possível serviço alternativo ao Google Reader – produto que será descontinuado por Mountain View.


“Um leitor de notícias no Facebook poderia tirar vantagem de enorme tesouro de dados agregados sobre o que as pessoas compartilham para trazer informações recomendadas de forma personalizadas”, diz a publicação.

Ainda não está claro se o Facebook irá clonar o Google Reader ou desenvolver ferramentas separadas para que os usuários possam incorporar feed/rss as fã pages (publicações automáticas, talvez?) ou permitir a importação de sites e blogs em seus perfis.

convite-facebook-reader

9 COMENTÁRIOS

  1. Quem sabe assim a Google reveja o fim do GReader e use-o melhor! Como por exemplo incorporar no Google + e dar uma opção em cada postagem vista, de poder jogar pro leitor de feeds.

  2. «Ainda não está claro se o Facebook irá clonar o Google Reader ou desenvolver ferramentas separadas para que os usuários possam incorporar feed/rss as fã pages (publicações automáticas, talvez?) ou permitir a importação de sites e blogs em seus perfis.»
     
    Quando leio isto até me dá vontade de rir. O Facebook já permite incorporar automaticamente posts em suas páginas de fãs via feed. Essas opções podem ser feitas através de 3 serviços que conheço: Twitter Feed, RSS Graffiti e Networked Blogs.
     
    O problema é que o Google tinha uma função semelhante no Google Buzz mas ao extinguir este serviço (gostava mais do nome Google Buzz que gosto do nome Google Plus) perdeu esta funcionalidade e nunca se mostrou interessado em a recuperar. Será que o fim do Google Reader poderá levar a uma inversão nesta área, trazendo essas capacidades às páginas do Google+?
     
    Qual é a razão de existirem comunidades e páginas no Google+? Quais são as diferenças entre estas duas plataformas. Tudo isso está a ser discutido no meu blog Ajisma.

  3. Da última vez que saiu uma noticia parecida, o Facebook acabou lançando as assinaturas de perfis. Vamos ver o que pode vir agora.

    • @aandersoon tens razão. Eu acho que o Google Plus precisa melhorar a ideia dos círculos. Da forma como os círculos funcionam, sem subcírculos, fica complicado organizar as pessoas que seguimos.
      Sempre achei que o G+ deveria possuir um sistema de assinatura, ou seja, seguimento de perfis e depois permitir que indexássemos esses perfis em círculos com subcírculos, ou seja, colocar as pessoas no círculo Pessoas, depois utilizando os círculos para o colocarmos na ordem, por exemplo, colegas > Portugal > Porto > Amarante > Homens; dentro do subcírculo Amarante poderiam sugerir mais coisas.

      • @ajisma  @aandersoon ajisma, mas é possível fazer isso, mas com círculos diferentes. Só criar e nomear e jogá-los em dois ou mais círculos. Aí clica naquele que interessa. Subcírculos acho que atrapalharia na hora de postar pra um determinado tipo de pessoas.

        • @EvertonSR  discordo que seja possível isso ser organizado assim. Eu olho para os subcírculos como se fossem os marcadores do Google Chrome. Gostava de os ver organizados como estão na realidade. Se tenho colegas que conheço no BAR X e Y, eu quero tê-los separados pelo nome dos bares, porém também quero separar os bares pela sua localização e coisas desse tipo. Isso em círculos separados é horrível e tinha que dar um nome enorme aos círculos. Não tem lógica a organização dos círculos tal como ela é atualmente. Agora concordo é que apenas os subcírculos finais, ou seja, neste caso os bares é que surgiam na lista de círculos principais. Quando clicássemos seguir aparecia o nome do último subcírculo em cada hierarquia e por baixo deste nome todo o caminho respetivo. Não tem como enganar e ficava perfeito.

  4. Pra que? Pra ler 10% dos feeds, e ter que pagar pra ler os outros 90%? uaehuah

  5. Eu vou achar booom. Apesar de mal usar Facebook, nem pretender passar a usar por isso (estou ótimo com o TheOldReader), mas espero que dê muito certo pro Google tomar uma lição.

  6. Testei vários mas escolhi mesmo o aggregga.com , muito mais fácil de compartilhar notícias com meus amigos

Comente!