Gmail ganha novas guias com filtros inteligentes

Não sei vocês, mas tenho uma longa e gostosa relação com o Gmail há muitos anos. Desde que consegui um suado (mentira!) convite para o famoso serviço de e-mail que dava espantosos 1 GB de espaço para os usuários. Para quem estava acostumado com os serviços nacionais, aquilo era absurdamente incrível.

Ao longo de quase uma década de uso, tive o prazer de acompanhar a evolução do serviço que, hoje, é o mais utilizado no mundo. Interfaces foram refeitas, melhorias adicionadas, serviços implementados (alô, Google Buzz!). Claro que nem tudo agradou a todos, mas o Google não parou de continuar aperfeiçoando um de seus serviços mais populares. E, hoje, a empresa anunciou mais uma novidade.


new_gmail_inbox

A partir de agora, os usuários passarão a contar com uma nova “Caixa de entrada” dividida em quatro guias, cada uma com um foco. A função delas é a de separar, através de um sistema de filtros inteligentes, todas as mensagens recebidas pelos usuários e categorizá-las de acordo com o assunto. São elas: Social, Promoções, Atualizações e Fóruns.

Na guia Social, o Gmail irá colocar todas as mensagens provenientes de redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+. Na Promoções, todo o tipo de e-mail de promoção (dã!) que o serviço encontrar. Em Atualização, mensagens enviadas por sites e serviços com comunicados. Na Fóruns, mensagens de listas de discussões, fóruns e grupos.

Se uma mensagem for categorizada incorretamente pelo filtro inteligente, o usuário poderá movê-la para a nova guia e, da mesma forma que ocorre ao se denunciar um spam, o Gmail aprenderá com o usuário como melhor organizar as suas mensagens. Caso o usuário não se acostume com as novas guias, poderá facilmente desativar a novidade através das configurações. Toda vez que uma nova mensagem chegar ao e-mail do usuário, um aviso colorido será exibido ao lado do nome da guia.

Vale destacar que os filtros inteligentes não interferem no funcionamento dos filtros criados manualmente pelos usuários, que sempre “mandarão” no Gmail.

Particularmente, tenho utilizado as novas guias há algumas semanas e, hoje, não sei mais viver sem elas. Pode ser um pouco estranho no começo, mas, depois que você se acostuma, não quer mais abrir mão delas. O grau de precisão dos filtros automáticos é incrível. Tive que mover, no máximo, duas ou três mensagens de uma guia para a outra.

A novidade será disponibilizada a todos os usuários ao longo das próximas semanas. O Google também prometeu uma atualização dos apps para Android e iOS, que passarão a exibir as novas guias aos usuários.

Via Google

36 Replies to “Gmail ganha novas guias com filtros inteligentes

  1. Ricardo boa tarde.
     
    Quando a novidade estará disponível? 
    Abçs

    1. @RobsonCavalcante Segundo o Google, “ao longo das próximas semanas”. =/

  2. Só pra completar esta informação, este modo de filtro já existia no Labs, e pode ser ativado por qualquer um. A diferença está no layout do recurso, no recurso do labs os filtros ficavam na lateral esquerda

  3. Vou experimentar pra ver, mas, conhecendo os filtro inteligentes do google, acho que vou continuar com meus marcadores e filtros.

  4. Só acrescentando… já está disponivel para o pessoal… só clicar no ícone da ferramenta  (abaixo da sua foto lá no canto direito superior) e clicar em Configurar Caixa de Entrada :)

    1. @OrlandoDiasDosSantos É, os apps para Android e iOS ainda não foram atualizados. =/

  5. Não achei a filtragem tão precisa quanto o @Ricardo Fraga, mas eu gostei da ideia.

    1. @michelrubens Você pode “ensiná-lo” movendo as mensagens para as guias corretas. Com o passar do tempo, ele vai aprendendo com você.

    1. @OrlandoDiasDosSantos O usuário pode apenas ativar ou desativar cada uma das guias, mas não pode mudar o título ou qualquer outra configuração.

  6. Animal demais isso. Finalmente uma atualização extremamente útil para o Gmail.

  7. Adorei a atualização, mas antes eu deixava configurado ‘mensagens não lidas primeiro’, agora parece que não tem mais essa opção. Confere?

    1. @diegogirotto1 Você pode usa a opção na Caixa de entrada simples, mas não com as novas guias. Se ativar a opção que você quer, as nova guias sumirão automaticamente.

  8. A marcação de quantas mensagens novas estão em cada guia é muito bom, mais poderia manter a marcação enquanto não são lidas!

Comente!