Google+ é menos utilizado que o bate-papo do UOL no Brasil

Aquele velho ditado que afirma que quantidade não é garantia de qualidade, na minha opinião, é mais do que acertado e vale para muitas, muitas coisas. Entre elas, redes sociais.

Desde que o Google+ foi lançado, venho sofrendo bullying dos amigos do Twitter que sempre brincam comigo que “ninguém usa o Google+”. Particularmente, tenho uma excelente experiência no serviço social do Google, mesmo tendo convicção de que não posso me basear na minha experiência para dizer se um determinado serviço é bom ou não. Afinal, isso vai de usuário para usuário.

Mas, voltando ao bullying, não há argumento (e experiência) que consigam derrubar números, principalmente quando eles são (negativamente) impressionantes.

serasa_experian_abril_2013

De acordo com dados divulgados pela Serasa Experian, no mês de abril de 2013, o Google+ tinha a preferência de apenas 0,78% dos usuários de redes sociais brasileiros. Para se ter uma ideia do quanto o número é baixo, as salas de bate-papo do UOL respondem por 0,84% e o Yahoo! Respostas Brasil por 1,80%.

Liderando a pesquisa, está o Facebook, com 66,54%, seguido pelo YouTube, com 18,48%, e do Orkut, que amargou a perda de 19,09% em um ano e, agora, ocupa a terceira colocação com míseros 2,20%. A listagem conta, ainda, com Twitter (1,75%), Badoo (1,05%) e Windows Live Home (0,57%).

Como eu disse no começo, apesar de os números do Google+ serem muito pequenos, a minha experiência aponta para o contrário. No meu ranking pessoal de satisfação/preferência, o Twitter lidera com folga, pois é exatamente onde a grande maioria dos meus amigos está e onde tenho uma atividade muito intensa, chegando a uns 300 tweets por dia.

Depois, vem o Google+, onde consumo muito conteúdo compartilhado por pessoas e páginas, mas onde tenho pouquíssimos amigos. Na terceira colocação do meu ranking, fica o Facebook, onde tenho alguns amigos e muitos familiares, mas, definitivamente, não é um lugar onde me sinto muito à vontade.

Sinceramente, espero que o Google+ cresça muito no Brasil e que os meus amigos passem a utilizá-lo mais. Se os amigos do Twitter migrassem para o G+, eu daria adeus ao serviço do passarinho sem pensar duas vezes. :)

Via Serasa Experian

43 comments
  1. Precisamos ter esses números do G+ no mundo, porque se comparado ao resto do mundo, o brasileiro só entra numa onda depois que começar a aparecer na televisão dizendo que é melhor que o Facebook.
     
    E isto é fato, em tudo ele é melhor, quem disser o contrário, é porque não sabe o que está falando, não tem essa de experiência, nem nada, é só de aprender a utilizar, só isso.
     
    As pessoas ainda não o utilizam mais porque o Facebook é modinha aqui no Brasil, quando começarem a utilizar o G+ não sairão mais de lá!!!
     
    E tenho dito!!!

    1. @RicardoCPrates , espero sinceramente que não descubram o Google+ tão cedo. Ou veremos uma enxurrada de fotos de gatinhos, cachorrinhos e várias frases de efeito (sem efeito algum).
       
      E também tenho dito! :)

      1. @k00dez Me desculpa amigo, mas isso já acontece lá. E esse tipo de comentário é o mesmo que afastou muitos usuários do ORKUT, lembra???
        No Face tá cheio disso a única diferença é que lá, ainda, não permitem GIF´s, porque será né???

        1. @RicardoCPrates  @k00dez A vantagem também do g+ é que mesmo que isso aconteça, da para selecionar no nosso feed quais noticias quer que apareça.

        2. @Luis Eduardo  @k00dez E no Face também, o único problema são as propagandas que não tem como tirar…

        3. @RicardoCPrates  , quanto as propagandas, eu consigo elimina-las utilizando o AdBlock Plus, uma extensão do Google Chrome, Firefox e Opera. Aliás, para quem não utiliza, recomendo.

        4. @k00dez  @RicardoCPrates Legal!!! Mas eu já utilizo tantas outras extensões no Chrome que essa vou deixar passar!

      2. @k00dez  @RicardoCPrates amigo,isso ja esta esta acontecendo,cancelei a minha conta agora mesmo,os pouquissimos que ainda utilizam,estavam postando a mesma merda que posta no face,entao nao vi finalidade em ter 2 redes sociais,sendo que uma nao tem os meus amigos e sem utilidade para mim e outra  pelo menos tenho contato com meus amigos e parentes distantes,somente vejo essa utilidade,não faço como muitos que postam merda,bisbilhotam a vida dos outros e etc.. eu simplesmente so adciono gente util e que interaja comigo,somente isso,entei fazer o mesmo com o google+ , tive 2 anos de conta e não consegui levar nenhum amigo,fiquei 5 meses sem usar e quando usei hoje foi exatamente para cancelar.esse é meu ponto de vista.

      3. @k00dez  se aparece gatinhos, cachorros e frases de auto-ajuda e porque você segue alguem que posta o mesmo.
         
        simples, cria um circulo para estes usuarios e oculte da pagina inicial.

    2. @RicardoCPrates Concordo contigo, mais como o k00dez disse, eu também espero que demore.
      Para mim o Google+ é a melhor rede social já lançada até hoje, sem comparação. O layout então nem se fala.

      1. @Luis Eduardo Eu também não faço questão nenhuma que venha essa enxurrada de usuários!
        Um abraço.

    3. @RicardoCPrates eu sou super apreciador do G+ mas não é em tudo que ele é melhor que o FB. Aliás, em poucas coisas ainda ele é melhor.
       
      Por exemplo, os círculos do G+ são as listas do FB. O FB tem opção para criar username. O G+ ainda não tem, nativamente, essa opção generalizada para todos. Se não fosse a extensão “Respostas…” seria um pouco complicado a interação entre utilizadores. Se repararmos bem, há uma falha grande quando vamos no perfil e selecionamos a opção de «enviar mensagem». Neste caso ele adiciona a pessoa ao campo «para» mas não a menciona automaticamente no corpo da mensagem. Ainda mais grave é quando se utiliza a opção para desejar feliz aniversário.
       
      Além destas situações há ainda uma outra situação que coloca em baixo o Google+ em relação a Twitter e Facebook. Twitter e Facebook possuem ferramentas que permitem fazer posts, via feed, automáticos. No caso do Google+ isso não acontece. Mais uma vez, em termos de conteúdos, sai a perder o Google+ e a audiência, assim, não é a mesma.

  2. Precisamos ter esses números do G+ no mundo, porque se comparado ao resto do mundo, o brasileiro só entra numa onda depois que começar a aparecer na televisão dizendo que é melhor que o Facebook.
    E isto é fato, em tudo ele é melhor, quem disser o contrário, é porque não sabe o que está falando, não tem essa de experiência, nem nada, é só de aprender a utilizar, só isso.
    As pessoas ainda não o utilizam mais porque o Facebook é modinha aqui no Brasil, quando começarem a utilizar o G+ não sairão mais de lá!!!
    E tenho dito!!!

  3. O GOOGLE+ tem muito mais conteúdo relevante. O FB tem muita gente, mas está perdendo terreno porque está “Orkutizando”.

  4. Há não muito tempo, quando o Facebook ainda era usado de forma residual aí no Brasil, e o Orkut reinava, muito diziam que o facebook até que era legal, mas não haviam lá muitos amigos…
     
    … o mesmo se passa agora com o G+
     
    Mas sim, por um lado é melhor que muita gente não faça a migração tão cedo ;)

  5. Ainda bem q o G+ é menos utilizado, pelo menos assim a qualidade continua boa como está =P

  6. Ricardo Fraga, sugestao / necessidade , uma coluna semanal ou quinzenal, do tipo pergunte ao Google Discovery, questoes sobre os produtos do google e se vocês não souberem quem sabe a questão possa ser levada ao Google por vocês e a resposta pode não somente ajudar uma pessoa mas várias com problemas semelhantes. Eu já tenho uma para mandar pois já faz anos que tento não consigo resolver. Qualquer coisa posso te passar minha dúvida e se rolar a coluna seria muito bacana. Valeu !

  7. Na minha opinião, o Google+ é muito melhor do que seus “rivais” em vários aspectos, mas principalmente pela sua interface limpa e dinâmica, sem propagandas e facilidade de uso.

  8. PESSOAL TÁ NA HORA DE ACABAR COM ESSE ORKUT RIDÍCULO E TRANSFERIR TODO MUNDO PRO GOOGLE+… OK!?

    1. @enos793 eu acho que também se deveriam concentrar as forças no Google+ porém não creio que se deva acabar tão já com o Orkut, porém acredito que deveriam impedir novos registos no Orkut. Além do mais, o Google+ ainda precisa de melhorias para que se possa migrar todo o mundo do Orkut para o Google+.

  9. e para piorar as coisas para a google,acabei de encerrar agora uma conta do google+,devido a falta de utilidade.

      1. @ajisma  @Andre Vieira qual motivo de tanta revolta? so porque comentei que cancelei uma conta que nao tem utilidade? provavelmente voce deve ser algum fanboy (ou talvez funcionario) da google e nao gostou da minha humilde e realista opnião e te respondendo eu nao possuo gmail,entao não ha necessidade de eliminar ele e outra coisa: voce e nem a google são obrigados a gostar de pessoas iguais a mim,seu panaca,não precisa responder essa mensagen,pois não gosto de bater boca pela net ,principalmente com fanboys ou algo do tipo.

        1. @Andre Vieira eu não te destratei. Apenas disse que não precisava ter pessoas do teu tipo com serviços Google. Explico melhor. Se não entendes ou não precisas dos serviços Google, é melhor nem os usares. Não creio que as pessoas devam ser obrigadas a usar algo que não entendem ou não vêm utilidade. Eu vejo muita utilidade nos serviços Google.
           
          Por exemplo, o FB é só rede social e uma bem fraca pois é apenas para amigos. O GP é muito mais que isso e serve para conviver com conhecidos e desconhecidos. Podemos partilhar coisas de nosso interesse sem sermos obrigatoriamente amigos.
           
          Sim, sou fã dos (bons) produtos Google.

  10. Serasa e vc estão no mundo da lua brother , uma pesquisa recente mostra que nos EUA somente 17 % dos usuários de redes sociais usam o facebook , e que no brasil o g+ já desbancou o twitter que estava em segundo lugar , g+ já tem 400 milhões de usuários ativos contra 700 milhões de usuários ativos do facelixo , fonte portal G1 globo……….

  11. é impressionante a quantidade de comentarios idiotas,uns dizem que o G+ é melhor que o Facebook,outros dizem que o facebook é melhor,enquanto vcs perdem o tempo de vcs defendendo redes sociais,quem administra cada uma delas é quem esta ganhando,verdade é uma só: rede social boa é aquela que vc, gosta e utiliza os seus recursos,interage com seus amigos, grupos, circulos ou seja lá o que for,entao nao adianta ficarem batendo boca,dizendo que X é melhor que Y,muitos por serem fanboys ou modinhas,defendem uma ou outra rede social.não utilizo o G+,pelo fato de nao ter comunicação alguma com meus parentes e amigos(pois os mesmos não quiseram migrar para o G+) distantes somente isso,que utilizo a rede social

Comente!

You May Also Like