Fotos do Google+ ganha lixeira para as fotos excluídas ‘sem querer querendo’

2
1307

Me recordo como se fosse hoje. O Google anunciou o Google+, as pessoas começaram a usar o serviço e a explorar as suas opções. Por curiosidade, entraram na opção de fotos do serviço e deram de cara com dezenas, ou até centenas, de imagens que, coincidentemente, haviam utilizam em seus blogs hospedados no Blogger. Claro, afinal, toda imagem hospedada no Blogger ficavam, na verdade, no Picasa web. A opção de fotos do Google+, por sua vez, apenas mostrava as imagens do Picasa web.

Confesso não entender muito bem como, mas o fato é que, mesmo tendo encontrado uma “réplica” de todas as imagens de todos os seus posts do Blogger, alguns usuários simplesmente decidiram apagá-las. Afinal, coincidência é coincidência e o Google apenas estava mostrando as imagens duplicadas, correto? Não! E, na hora em que os donos resolviam acessar os seus blogs, quase arrancavam todos os fios de cabelo da cabeça ao notarem que todas elas, sem exceção, haviam sumido com um simples clique do mouse. O pior: não tinha como recuperar qualquer imagem apagada.


google_plus_aviso_exclusao_album

O fato narrado no parágrafo anterior ocorreu aos montes e lotou os fóruns de ajuda do Google de usuários desesperados com o sumiço repentino de todas as suas imagens. Mas, como dito, infelizmente não havia nada que pudesse ser feito. E essa situação perdurou por muito tempo, mesmo com a mensagem da exclusão deixando claro que “ao fazer isso, você remove o álbum e suas fotos de todos os produtos Google, inclusive dos Álbuns do Picasa, do Blogger, entre outros”.

Mas, “para o bem de todos e felicidade geral da Nação”, o Google adicionou, na surdina, uma lixeira no Fotos do Google+. A partir de agora, todo usuário que excluir uma imagem ou, inclusive, um álbum inteiro, terá 60 dias para se arrepender, correr até a lixeira e recuperar todas as imagens excluídas.

google_plus_fotos_lixeira

Evidentemente, a novidade chegou muito tarde para os donos de blogs que, “sem querer querendo”, acabaram excluindo todas as imagens de seus blogs. Mas, certamente, ela evitará que muitos outros blogueiros e usuários venham a ter dor de cabeça por causa da exclusão acidental de imagens. :)

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa aba de fotos do G+ é completamente sem noção, pois não fez e não faz sentido algum mostrar as fotos do Blogger lá. Eu simplesmente desabilitei a minha por causa disso.

Comente!