Game Over: Google anuncia o fim do Google+ Games

4
287

Quando o Google+ foi lançado, muita gente reclamou da ausência de jogos no serviço. Afinal, Orkut e Facebook já contavam com um bom arsenal de games à disposição dos usuários e, como sabemos, tem muita gente que mantém perfil em rede social apenas para jogar.

Pensando nisso (ou não), o Google anunciou, em agosto de 2011, o lançamento de um tipo de central de jogos no Google+ chamada de Google+ Games. Confesso que devo ter jogado, no máximo, uma cinco vezes no serviço. Mesmo tendo jogos como Angry Birds, sempre preferi não jogar em plataformas sociais, com exceção da Colheita Feliz (acho que era esse o nome) no Orkut, mas isso não vem ao caso.


A verdade é que a parte de jogos nunca decolou e, ao longo do tempo, muitos acabaram migrando para outras plataformas, ou simplesmente abandonando o barco e deixando os usuários que gostavam dos games na mão. Há, também, uns casos bem bizarros, como o do jogo TubeHero que, ao ser acessado pelo usuário, pedia as credenciais da Conta Google para, em seguida, direcionar o usuário para um app no Facebook. Pois é…

Não sei exatamente se foi a estratégia (super acertada, na minha opinião) do Google de manter o Stream dos usuários sem aquela inundação de notificações de jogos e de postagens automáticas aparecendo no Stream (como todos sabemos que há no Facebook), se a coisa “não pegou” ou se simplesmente deu a louca no Google, mas o fato é que a empresa anunciou que o Google+ Games será descontinuado a partir de 30 de junho.

google_plus_game_over

Na verdade, a empresa deixou (não muito) claro que a decisão ocorreu devido ao lançamento dos tais serviços para jogos na Google Play. A ideia é copiar seguir o exemplo da Apple e conseguir juntar o máximo de informações sobre os games jogados pelos usuários, aumentando a competitividade e, possivelmente, o uso dos jogos no Android. Não sou um amante de jogos no celular (talvez pelo tamanho da tela), apesar de gostar de jogar um pouco no tablet. Mas o fato é que fiquei muito feliz pela decisão da empresa de lançar o seu “Game Center” para os usuários do robozinho verde. A minha dúvida é: se o Google+ Games tivesse dado certo, será que o Google o mataria, ou simplesmente o integraria ao novo serviço?

De acordo com uma postagem feita pela empresa, os usuários que fizeram algum tipo de pagamento pelos jogos (quem lembra das moedas verdes?) deverá procurar a empresa responsável pelo jogo para obter mais informações sobre o que fazer e, talvez, como solicitar o ressarcimento do valor investido. Além disso, o Google sugere que os usuários procurem saber se não há o mesmo jogo disponível em outras plataformas (caso a pessoa seja viciada :p).

4 COMENTÁRIOS

  1. pois é, o google tá na onda da especialização mesmo. antigamente os serviços sem prestigio duravam mais tempo, hoje eles estao picotando mesmo

  2. Os jogos serão focados para Chrome, só isso. Não tem um “cancelamento” ;) decisão corretíssima

  3. Eles poderiam dar a opção do usuário, através de uma permissão de acesso, acessar jogos do orkut dentro do G+

Comente!