Na última semana, durante o Google I/O, a empresa anunciou diversas melhorias no Google+, entre as quais estão uma reformulação total da interface do serviço social e a adição de novas funcionalidades no serviço de fotos do serviço. Mas, até então, as novidades estão disponíveis apenas para a versão web.
No entanto, nesta segunda-feira, o Google liberou uma nova atualização do aplicativo para Android ao qual foram incorporadas as melhorias no tratamento das imagens, um sistema de localização para encontrar os amigos próximos geograficamente, além de uma pequena novidade no Stream.
Fotos
Na parte das imagens, cujo foco foi o aprimoramento do serviço para permitir que as imagens sejam tiradas e compartilhadas o mais rapidamente possível, o Google adicionou um sistema de backup automático que permite a reversão das modificações feitas na imagem com um simples toque. Uma outra novidade foi o “Destaques”, que procura fazer uma seleção das melhores imagens de cada um dos álbuns do usuários e destacá-las, eliminando fotos borradas e repetidas.
Outra novidade adicionada a opção de “Auto-Aprimoramento”, que faz melhorias sutis nas imagens, tentando destacar automaticamente pessoas, objetos e lugares que possam haver nas imagens. Por último, há a opção de “Auto Awesome”, que faz imagens panorâmicas e/ou animadas (tipo GIF) com sequências de imagens que o usuário tenha em seus álbuns.
Por último, o Google+ para Android incorporou algumas das funcionalidades do Snapseed, uma famosa ferramenta de aprimoramento de imagens comprada pelo Google. Com ela, o usuário pode adicionar filtros, mexer na saturação, brilho ou contraste da imagem, tudo sem sair do próprio app.
Localização
A menos que você tema muito pela sua privacidade, provavelmente gostará da nova opção disponível no app do Google+ para Android. Chamada de Locais, a novidade permite que os usuários compartilhem com seus amigos (pessoas específicas, círculos ou publicamente) a sua localização, que é mostrada em um mapa. Até então, esta opção somente estava disponível no perfil de cada um dos usuários do Google+. Digamos que seja uma espécie de Foursquare em tempo real ou uma cópia do antigo Latitude. ;)
Stream
Certamente a mais simples novidade da nova versão foi a dição da exibição de hashtags ao lado das postagens. No anúncio da última semana, o Google anunciou a adição automática de tags nas postagens de acordo com o conteúdo e, agora, o app para Android passará a exibi-las no canto de cada uma das postagens. Ao tocar nela, o usuário poderá fazer uma rápida pesquisa no aplicativo por mais postagens que abordem o mesmo assunto.
Além de todas as novidades, uma coisa estranha chamou a minha atenção na atualização. Como pode ser visto na imagem abaixo, há, no menu, duas opções: Hangouts e Chat em grupo. A primeira delas simplesmente direciona o usuário para o novo aplicativo substituto do Gtalk, lançado durante o Google I/O. A segunda leva para o antigo aplicativo “Chat em grupo” disponível há bastante tempo no Android que, na prática, nada mais é que uma versão antiga do próprio Hangouts. Afinal, tudo o que se podia fazer no “Chat em grupo”, pode ser feito no novo app.
O mais estranho é que, ao acessar o “Chat em grupo”, o aplicativo sugere que o usuário atualize para o Hangouts, mesmo não impedindo o uso da versão antiga. Pois é, nada faz o menor sentido e, sinceramente, espero que o Google arrume essa grande bagunça na próxima atualização do aplicativo.