Google anuncia novo Maps com interface web renovada e novos apps para Android e iOS

google_io_2013_logoReformulação total. Talvez esta seja a melhor maneira de descrever o que o Google fez com o seu serviço de mapas, o Google Maps. Durante o Google I/O, a empresa anunciou uma reformulação total da interface web do serviço, integração com os Círculos do Google+, além de novos aplicativos para Android e iOS (inclusive para o iPad).

Interface web

Ao acessar o novo Google Maps pela primeira vez, as mudanças são facilmente notadas. Primeiro, a barra lateral esquerda simplesmente sumiu, dando lugar a uma caixa de pesquisa localizada no canto superior esquerdo da tela (no estilo Foursquare), através da qual o usuário poderá fazer suas pesquisas, traçar rotas, escolher o melhor percurso, consultar horários de linhas de transporte público, entre outras coisas. Uma outra novidade na nova versão é a troca das cores dos mapas e dos pontos de referência, que tornou a navegação ainda mais agradável.


Quando o usuário fizer uma pesquisa, o Google Maps irá exibir todos os resultados na tela, mas fazendo uma diferenciação que poderá ser notada pelo tamanho da bolinha indicativa no mapa. De acordo com o Google, as bolinhas maiores representam os pontos que o serviço considera mais relevantes para o usuário. Além disso, cada tipo de estabelecimento comercial tem um ícone próprio, o que permite uma melhor experiência por parte do usuário.

google_maps_new_2

No teste que fiz, procurei por padarias aqui em Juiz de Fora. Como vocês podem ver no mapa, ele identificou automaticamente onde eu moro (aviso aos stalkers: a localização não está precisa :p) e já me informou todas as rotas que ele encontrou (ficou faltando uma) para que eu pudesse sair de casa e ir comprar o meu pão de queijo quentinho. Confesso que, mesmo com a ausência de uma das rotas, fiquei impressionado com a precisão dele.

google_maps_new_3

Dependendo da cidade, o sistema exibe mais informações relevantes. Como pode ser visto na imagem abaixo, ao fazer uma pesquisa pela rota entre dois shoppings do Rio de Janeiro, ele me exibiu todos os horários de ônibus, além de duas possíveis rotas a serem feitas de carro. Talvez, por me conhecer e saber que sou gordo, ele sequer me ofereceu uma rota para eu ir caminhando. ;)

google_maps_new_4

A nova versão também conta com a integração com o Google Earth e permite que o usuário continue alternando entre a visão do mapa ou do satélite com um simples clique no quadradinho localizado no canto inferior esquerdo da tela. As construções em 3D continuam disponíveis, o que torna o passeio por cidades desconhecidas algo ainda mais interessante.

google_maps_new_5

Se você pensou que o Google Street View ficou de fora, está totalmente enganado. De acordo com que o usuário passeia, seja pela visualização dos mapas ou satélites, os quadradinhos no rodapé da página vão sendo modificados em tempo real. Isso permite que o usuário escolha se quer ver fotografias de uma determinada área do mapa ou a famosa “vista da rua”.

Ao clicar, o usuário é levado na mesma hora para as imagens captadas pelos carros da empresa. Querendo voltar para o mapa/satélite, basta clicar na setinha no canto superior esquerdo da tela ou em “Voltar ao Mapa” no canto inferior da tela.

google_maps_new_6

Durante a apresentação, o Google também prometeu que os usuários poderão visualizar, em alguns estabelecimentos comerciais, uma espécie de Street View interno, podendo navegar por todos os ambientes do lugar que pretende visitar.

Integração com o Google+

Uma outra novidade apresentada pelo Google é a integração do Maps com o Google+. De acordo com a empresa, caso o usuário tenha um perfil no serviço social, os resultados das pesquisas levarão em conta a avaliação feita pelos amigos que estão em seus círculos. Assim, a proposta é indicar, ao usuário, um local que já tenha sido frequentado por um amigo e que tenha recebido uma boa avaliação. Em tese, isso deve deixar os usuários mais tranquilos na hora de frequentar um local.

Novos apps para Android e iOS

Um outro anúncio realizado pelo Google foi a atualização dos seus aplicativos de mapas para Android e iOS. No caso da Apple, a empresa afirmou que uma versão para iPad também será liberada, uma vez que eles ficaram sem versões do Google Maps desde que a Apple substituiu pelo próprio serviço de mapas. No entanto, até o momento da publicação deste texto, nenhuma nova versão foi disponibilizada para nenhuma das plataformas.

google_maps_new_7

Os usuários que quiserem testar o novo Google Maps, podem acessar este site e solicitarem um convite.

6 Replies to “Google anuncia novo Maps com interface web renovada e novos apps para Android e iOS

  1. ja estou com ele. Bem interessante o novo modo de preview de fotos q gera uma visualização “3D”. Mas achei confuso jogarem o Street View e os modos de visualização (Maps/Earth) pro rodapé junto com as imagens de usuários.

  2. só na se esqueça de trazer aqui para o brasil o galaxy s4 versao google.
    Estou na espctativa.

  3. Ricardo, eu achei algumas coisas negativas e queria saber se vc sabe como contorná-las:
    1. Na versão antiga quando você arrastava o Pegman (aquele boneco amarelo) era possível ver os locais onde o Street View estava disponível. No novo Maps parece que o único jeito e clicando sobre o mapa. Sabe se existe alguma forma mais global de se ver onde o Street View está disponível?
    2. Aquela visualização de satélite simples parece que não existe mais, pois o Maps automaticamente passa pra visualização com estruturas 3D. Só que essas estruturas demoram pra carregar e só pioram a visualização. Vc sabe há como desativar a visualização de estruturas 3D?
    Bom, eu tenho mais alguns problemas/sugestões que estou passando de feedback de volta pro Google. Vamos ver no que dá.

Comente!