iTunes Store sofreu penalização do Google?

pagerankParece que ficou mais difícil encontrar links para a loja de aplicativos do iTunes nos resultados de pesquisa do Google.

De acordo com o TechCrunch, os resultados de pesquisas para “Whatsapp iTunes” e “Whatsapp iPhone” não trazem mais qualquer referência no topo da página para os aplicativos disponíveis para iOS.


“No passado, isso resultava em uma página de resultados de pesquisa em que a URL do iTunes apresentava uma classificação alta. Hoje, esses links estão mais para baixo, as vezes em outras páginas da pesquisa”, publicou a editora Sarah Perez.

Curioso ou não, quando a pesquisa é feita envolvendo qualquer aplicativo do Google, os links do iTunes continuam bem posicionados nos resultados. Por enquanto, Google e Apple não fizeram comentários sobre a suposta penalização.

10 comments
  1. Toda vez que o Google resolve “punir” os concorrentes e melhorar o enfoque nos próprios produtos, vejo as pessoas reclamando que eles estão sabotando os usuário de sistema X ou Y, mas eles são uma empresa e não precisam ser imparciais em suas buscas. Já viram alguma vez um produto Apple apontar para o Google? O Bing faz a mesma coisa e ninguém reclama.

    1. @WC00 Acontece que o lucro do Google não vem da venda dos Gadgets, vem da propaganda. Porque vc acha q o Google faz aplicativos para o iOS? Bondade? Claro que ele quer o máximo de penetração possível. Ele quer estar no OS dos outros, porém não quer estimular o uso do mesmo.

  2. Já perdi a fé em SEO: o site que eu fiz pensando nisso a Google nem indexa, se eu pesquiso por ele postra só 10 páginas e ainda por cima as que eu não queria que fossem pesquisadas.
    Curiosamente com o Bing um de meus sites, que fiz usando Flash ( logo nunca pensaria em SEO para ele ), conseguia vários visitantes só porque o algoritmo de pontuação deles não ligava se eu usava flash, se meu domínio era grátis, só procurava o site que tinha mais a ver com o que era pesquisado.
    Me lembro agora de uma coisa: ele tem uma versão para celular usando jQuery Mobile, mas não acho que tenha sido isso que me deu tantos visitantes só pelo Bing.

      1. @LucianoCarvalho Não entendi, a busca da Apple é uma porcaria, impossível achar qualquer coisa. Se ela está penalizada mesmo no Google, vai ter que começar a pensar em algo que seja no mínimo usável.
         
        Semana passada quis procurar um app usando a iTunes pela web (não tenho iOS device) para indicar para uma amiga, foi um parto que nunca pensei que seria. No final, desisti.

        1. @LucianoCarvalho Como não? Se agora vc não consegue mais usar o Google para achar qq coisa de dentro do iTunes, logo, a Apple vai ter que fazer o básico e implementar uma busca.
           
          Eu pensei que o iTunes tivesse um site como o Play, só descobri semana passada que não tem e vi qual é a dificuldade para buscar algo na loja deles para quem não tem um dispositivo da Apple e quer indicar para algum amigo.

        2. @rzaratin Ah, eu entendi agora seu ponto de vista. É, faz sentido…se não dá pra achar pelo Google e não há um site da iTunes pra ser usado por quem não tem iGadgets, teria que haver uma outra alternativa de busca mesmo. Mas eu acredito que a Apple não faz muita questão que os app’s da iTunes sejam “encontráveis” por quem não tem iGadgets…

You May Also Like