Review: LG Nexus 4, o smartphone do Google

LG-Nexus-4-Press

Desde que meu iPhone 3Gs começou a dar sinais de bateria fraca e lentidão comecei a cogitar se seria uma boa ideia migrar para um smartphone com Android, tenho um Galaxy Tab 10.1 então a mudança não seria tão drástica.


O Nexus 4 foi anunciado e logo me despertou interesse. Não tive dúvidas depois de ler os primeiros reviews na semana de lançamento e comprei o aparelho.

Comprei de um brasileiro que mora nos EUA e me enviou algumas semanas depois do lançamento. Como era esperado, veio desbloqueado e pronto para usar.

Até agora tive pouquíssimos contratempos com o Nexus 4, principalmente por rodar Android na última versão e totalmente limpo de modificações de operadoras e afins.

Hardware

Logo que liguei o aparelho pela primeira vez notei a rapidez no boot e a qualidade da tela. Realmente um ponto super positivo ter uma tela de 4.7 polegadas com 1280×768 de resolução nos seus 320ppi. Fotos e vídeos ficam super nítidos bem como a maioria dos jogos mais novos para Android. Notei que a cor branca é bem neutra mas o preto não é totalmente opaco, as vezes lembra um grafite.

Os 2gb de RAM fazem um ótimo trabalho junto com o processador S4 Pro da Qualcomm na hora de rodar jogos com gráficos pesados, não notei nenhum atraso nesses processos.

O aplicativo de fotografia com todos os recursos novos do Android 4.2 são incríveis para mim que acho indispensável registrar momentos do dia a dia e viagens com o celular. HDR, panorâmica e photosphere (360 graus) são bônus super legais no aplicativo. A qualidade dos vídeos HD feitos pelo aparelho também são excelentes.

A bateria comigo tende a durar o dia todo mesmo usando o 3G (HSPA+) para checar emails, sites, facebook e subir algumas fotos para redes sociais. Uso um widget que controla a bateria e ativa um modo de economia quando resta 20% de carga.

Aplicativos

Um grande mérito do Android ao meu ver é a capacidade de controle das funções do aparelho, uso sempre um aplicativo de controle de atividades (AutomateIt), que ativa tarefas de acordo com o programado. Por exemplo, desligar wifi quando sair de casa (ele localiza torres de celular perto da sua casa e usa isso como referencia), ou baixar o volume do toque após as 22h e por aí vai.

Outro aplicativo essencial para mim é o AirDroid que controla arquivos e instala/desinstala aplicativos via browser no computador.

A barra de notificações no Android 4.2 tem uma nova função de mostrar um breve painel de configurações rápidas que agiliza muito o tempo de ligar Wi-fi ou alterar o brilho da tela por exemplo.

Google Now

O Google Now se torna o coração do aparelho quando você está na rua. Ele te indica a distância da sua posição até sua casa ou até sua ultima busca no Maps, sem você pensar nisso. Te dá a temperatura do seu local com previsão para a semana e caso esteja fora do seu país, te mostra uma janela com o Tradutor para o idioma que você precisa! O melhor uso da geolocalização!

Estou realmente satisfeito com o aparelho e suas funções e tenho certeza que ele merece sua posição entre os melhores smartphones das outras marcas. O preço no Brasil não deve ser tão atraente quando o subsidiado pela Google lá fora, mas mesmo assim o investimento vale bastante.

Veja aqui algumas fotos panorâmicas feitas como o Nexus 4.

nexus-4-fabio

5 Replies to “Review: LG Nexus 4, o smartphone do Google

  1. GoogleDiscovery é meu sonho de consumo : espero que aqui no Brasil seja mais fácil para eu conseguir ele

  2. Estou ansioso para o anúncio do Google no dia 27, já estava até me preparando para comprar pelo mercado livre.
    Mas a dúvida que estou é se espero mais um pouco para ver se rola mesmo um Nexus 5 (de acordo com os boatos recentes) ou se invisto no Nexus 4.

  3. amigo sou de SC e gostaria de adquirir esse aparelho.. sera q vc nao consegue pedir pra seu amigo mandar trazer um pra mim?? faço o doc antes da entrega.. gostei mt de seu site e gostaria mt se vc me ajudasse ja q nao tenho nenhum parente fora do brasil.. Grato pela atenção.. add lah no face pra conversarmos melhor ;D 
    https://www.facebook.com/Otaviomatosraupp

Comente!