Google anuncia o fim do Google Reader

167
186

readerApós algum tempo sem trazer qualquer novidade para o produto, o Google anunciou que irá descontinuar o desenvolvimento do Google Reader, sua ferramenta online e gratuita que funcionava como leitor de feeds (RSS).

“Existem duas razões simples para isso: uso do Google Reader diminuiu, e como uma empresa, temos que derramar nossa energia em menos produtos”, explicou Alan Green, Engenheiro de Software.


O buscador informou ainda que o Google Reader ficará no ar até 01 de julho, antes do desligamento definitivo. “Se você quiser obter seus dados, incluindo assinaturas, você pode baixá-lo através do Google Takeout“.

Atualização: O Google também anunciou o desligamento de outros produtos: Apps Script, CalDAV API, Google Building Maker, Google Cloud Connect, Google Voice App for Blackberry, Search API for Shopping e Snapseed Desktop para Macintosh e Windows.

Dica do amigo Manoel Netto.

167 COMENTÁRIOS

  1. ah… que pena. Sabia que fariam isso… era uma ótima ferramenta que foi sendo deixada de lado.

  2. Qdo parou de poder seguir o feed do amigo pra enviar a mesmo do Google+ ja tava decretando o fim, q pena. Umas das ferramentas do Google q mais uso.

  3. igudima rosana GoogleDiscovery Esse pessoal acha q pode inventar o que quer e desinventar qdo bem entender.

    • BeatrizPrezoto rosana GoogleDiscovery até agora eu não acredito. E olha que o fim do iGoogle não me deixou tão mal assim…

  4. É, eu vi.. acabei de postar na minha timeline:
    No!!!!! Google Reader will be taken out! Are you kidding me Google?
    Discontinue some useless thing like Orkut. But let this awesome product, Google Reader, alive at last for us that use it… Please?

  5. NÃO PODEM FAZER ISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • @debugmaster  @Mithsiel  @claudio182 @aandersoon  Pessoal encontrei um aplicativo para Google Chrome, que sincroniza todas as suas inscrições do Google Reader (incluíndo posts não lidos) tudo igual ao Reader. O Nome é “feedly” e pode ser encontrado gratuitamente na Chrome Web Store. É uma boa opção para quem como eu tem várias inscrições e perderia tudo. Espero que ajude :)

        • @Ju5854262  @debugmaster  @Mithsiel  @claudio182  @aandersoon Ele usa a API do G reader, logo deixara de funcionar. O que todos querem aqui é um site chamado The Old Reade, um clone do Google Reader muito bom que realmente substitui nosso amado Google Reader!

  6. particularly think the best software from google, if appropriate begin a joint effort to Onam shutdown googlereader

  7. Pessoal encontrei um aplicativo para Google Chrome, que sincroniza todas as suas inscrições do Google Reader (incluíndo posts não lidos) tudo igual ao Reader. O Nome é “feedly” e pode ser encontrado gratuitamente na Chrome Web Store. É uma boa opção para quem como eu tem várias inscrições e perderia tudo. Espero que ajude :)

    • horochovec ErkoBridee ainda bem que eu uso NetVibes e faaaaz tempo (tipo, desde 2005 pelo menos)

      • felipemx ErkoBridee Eu gosto do Reader pq é mais fácil ter tudo na plataforma do Google, deve estar vindo coisa melhor por ai…

  8. Ao contrário do que diz o adendo da notícia, o Apps Script não vai acabar, só o GUI Builder (desnecessário, já que programador vai usar as linhas de comando mesmo) e 5 widgets: Hyperlink, InlineHyperlink, LayoutPanel, RichTextArea e SuggestBox.

  9. Meu como isso, uso muito ele, segundo serviço que me aparora de sair do ar o primeiro foio Xmarks mas o Chrome embutiu o sincronizador de favoritos e problema resolvido agora o Reader é um tiro no meio dos olhos, se ainda própria mostrasse um serviço similar tudo bem mas matar e deixar milhões sem é tenso demais, espero que não fasam isso com o Gmail um dia

  10. Eu não quero causar polêmica, eu gosto muito do Reader.
    Mas hoje eu estava navegando no meu Google+, onde sigo muitos feeds que também poderia ler no Reader e me dei conta que o conteúdo é o mesmo, mas a forma de ler e interagir com esse conteúdo é bem melhor e mais agradável.
    No fundo, é muito simples trocar o Reader pelo Google+. Conseguimos separar os feeds em círculos, em vez de pastas… Comentar, compartilhar, marcar com estrela vira dar um +
    A busca do G+ eu não preciso nem comentar… É Google!
    Experimentem, sei que vão gostar! Mas saibam que toda transição é um pouco difícil ;)

    • @paticress eu não vejo real utilidade no G+ eu de cara tenho problema que ele recusa eu me cadastrar com Ze Panda, essa tática vai ser bem isso de obrigar uma utilidade ao serviço, esperar pra ver.

      • @ZePanda  @paticress mas tem gente que cadastra com o nome completo, por exemplo, e depois coloca um apelido e funciona.

    • @paticress Desculpe eu também não encontrei onde cadastrar os meus feeds no G+. Pode nos passar o passo a passo?

  11. Nossa… lamentável! Uma das minhas 3 abas que mais ficavam abertas era a do Reader. Um dos programas que eu mais usava no Android era o Reader.Daqui há pouco eles cancelam os produtos todos e deixam só o “google search” e vão dizer que é pra focar melhor nos produtos. Bah… pra fazer tênis inútil que fala tem foco, né. Lamentável.

  12. @ZePanda  É exatamente pra evitar aqueles perfis fakes. Acho o Google Plus muito bom, mas acho sacanagem cancelarem o reader.

  13. O Google afirmou que os usuários do Reader diminuíram, porém isso começou com as mudanças que fizeram no aplicativo a cerca de 2 anos que tirou a caracteriatica social do mesmo. Uma pena descontinuarem, uso diariamente. Veja isso Renato De Pádua Campos.

  14. Acho uma grande sacanagem! Então ela cria vários produtos, compra e mantém… Depois cancela todos do nada, sem dar nenhuma alternativa além de baixar os dados. Google ta caindo no conceito!

    • @eltonmonsores Google quer forçar o uso ao G+ mas não lança uma porcaria de uma integração com qualquer coisa. Não pode postar automático, não pode usar caixa de comentário G+ sem ter um tutorial dificilimo… Tá osso viu…
       
      Acho que a MS e o Facebook vão começar a virar o jogo pra cima do Google.

  15. Minha home é o gReader. Sr. Google me forneça uma alternativa. E a facilidade de adicionar no reader ? como faço? 
    Triste dia. Depois do gMail e gReader é o melhor produto do Google.

  16. O Google alega que não vale a pena manter o Reader. Ai eu pergunto, então o ORKUT vale a pena?Não faz nenhum sentido matar um dos melhores serviços e o pior é que todas as alternativas existentes hoje são muito inferiores.

  17. Google Discovery, qual alternativa “web” nos indica…
    Para Android tem alguns bem legais e bem mais modernos. Tipo Pulse e o Currents (Google?)

  18. Realmente, como eu pensei… Nem toda transição é simples e rápida.
    Se os leitores não puderem mais ler os feeds no Reader, então os blogueiros, jornalistas, escritores e afins não terão porque divulgar pelo feed RSS. Então, estes caras também teriam que fazer um esforço e movimento de replicar o conteúdo de seus sites em alguma rede social, como o G+.
    E isso é uma coisa ótima! Muitos já até fazem uma distribuição mais horizontal de seus poste e artigos. Quem ainda não faz isso, sinceramente, está perdendo uma oportunidade incrível de ampliar sua audiência com a rede social e sua longa cauda de influência e relacionamento.

    • @paticress muito interessante sua colocação. E fácil criar um lista das páginas, perfis, comunidades que queremos ver as novidades no Google Plus. Poderiam até criar uma API onde um menu, com as notícias mais recentes, seria mostrado para gente, caso fosse de nossa vontade. A hora é essa.

    • @paticress Eu discordo. Divulgar links no G+ e Facebook são coisas diferentes de agregador de RSS. Eu, por exemplo, acompanho 112 blogs simultaneamente e seria impossível acompanhar em tempo real no feed de notícias de uma rede social.

      • @PriscilaChagas  @paticress  Exatamente! Tenho uns 200 blogs e sites que também acompanho. E fazer isso através de rede social simplesmente não rola!

    • @paticress, com o fim do Reader morre o RSS. Parece que Aaron Swartz estava prevendo isso. Pelo menos ele não está mais aqui para ver essa desgraça que o maldito Google está fazendo…

  19. ReneFraga como será que irá ficar meus feeds associados ao Currents pelo Google Reaver, acho que não muda nada né

  20. Como faço pra mostrar minha indignação oficialmente pra Google??PQP! Tava feliz com ela por melhorar o G Plus, mas aí avacalharam!!  Só pensam mais agora no G Plus ??Vão colocar um botão ou aba por lá chamada “Reader” ??
    Não mesmo!

  21. A notícia mais triste que o google já me deu :(
    Me sinto como se tivessem roubando meu celular ou algo assim

      • @aandersoon é pode ser , uahsusahusaas mais não creio que realmente isso seja um serviço, ja viro a alma do google… kkkkk se pararem com as pesquisas do google o mundo para ao mesmo tempo :|

  22. rosana Muita sacanagem isso… Eu adoro esse serviço do google…. Conhece algum semelhante? obrigadão.

  23. Affff…como assim???? Uso todos os dias !!!
    Vocês se lembram, que quando lançaram o Google Reader, você poderia ter amigos e compartilhar noticias. Isso faz uns 4 anos…quando tiraram esse serviço, o Google Reader começou a decair. Infelizmente, vamos ter que procurar outro!!! :(

  24. Uso todo dia o reader,fica aberto direto em uma aba,acesso direto no meu celular “não-espertofone”…comofaz agora? Um dos melhores serviços e os caras decidem encerrar? Pqp,Google fail!!!!! E a ironia disso tudo é que vi a notícia pelo…Google reader¬¬

  25. Há algum tempo troquei o Google Reader por Google+, Twitter e Facebook. Apenas pegarei alguns sites da minha lista do Reader que ainda não acordaram pras redes sociais e colocarei nos favoritos.

  26. Foda-se que eles estão desligando, também, esses outros montes de merda! Isso é citado só para tentar dimunir o peso do fim do Reader! Acham que somos idiotas?MALDITO GOOGLE!!!

  27. Então é isso aí. O fim do RSS. procurei várias soluções. Uma que estou rodando agora no meu próprio servidor é o Tiny RSS (php+mysql). Bem legal e limpo. http://tt-rss.org

    • @llagerlof Feedly tá funcionando legal… E eles soltaram uma publicação dizendo que estão se preparando para o fim do GReader.

  28. O old reader é bonzinho, mas não o suficiente. Aliás, como confiar? E se acabar também de um dia para ao outro?

  29. Ainda com esperanças da Google voltar atrás dessa decisão. Achei inteessante o que a @paticress disse, sobre a empresa querer jogar tudo pro G+, mas acho que estão tomando essas decisões muito precipitadas. Movimento no GReader caiu, sim, mas não é pra tanto. Até então, eu nunca usei outro leitor. Só depois da notícia que passei a procurar algum. Mas é aguardar e ir tentando se acostumar com outro…

    • @kkpeixoto  Então eu tô perdido :( Nunca que vou me acostumar com outro leitor de RSS. É como eu disse, Google Reader era o centro do universo do RSS. Se morrer, cabou RSS…

    • @kkpeixoto  não é sensacionalismo Huahuauhua é que eu realmente acho o GReader o melhor leitor… e achei uma puta mancada do Google fazer isso… é indignação mesmo

  30. Quem sabe dizer se o Google não está matando o Reader para retomar o projeto de outra maneira? Seria bom fazerem o que o gigante recomenda neste momento: download de seus dados pelo Google Takeout. Quem sabe vcs um dia possam importá-los para um serviço de feeds ainda melhor e, do próprio Google… Mas, enquanto isso, vamos todos procurar ferramentas alternativas ao querido Reader.

    • @paticress bem, falei com um conhecido do google. ele não emitiu nenhuma palavra de consolo. então, acho que ele morreu mesmo. espero que a google se foda nesse novo investimento dele (presumindo que eles estão direcionando os funcionários do reader para um novo empreendimento de merda que não dará certo como o google wave).

  31. Acho que esse é o pior artigo que eu já ví no GoogleDiscovery!!
     
    “…irá descontinuar o desenvolvimento…” sempre foi usado pelo google para se referir a parar de por novidades (Gtalk, Wave, Gmail Labs) e não para o que estão fazendo que é “Retirar o serviço!!”
     
    Mas o pior foi “o desligamento de outros produtos: Apps Script, CalDAV API…”, pois na verdade apenas alguns recursos do Apps Script serão removidos, não o serviço inteiro (apesar de que se o critério é baixo uso…) e o CallDAV API, que é um recurso para desenvolvedores, será de uso restrito para quem precisar dele e não puder migrar para a nova API.
     
    Tentem tomar mais cuidado (tipo ler o post oficial para o qual vcs deixaram o link) das próximas vezes.

    • @rafareino descontinuar é o jargão utilizado na área, mas vai acabar mesmo. Me foi confirmado  por um colega da google. Agora, realmente vc acha que o mundo traduziu errado e só vc certo??? Nossa!

      • @kkpeixoto @rafareino Vamos tentar denovo, o descontinuar está seguido por “do desenvolvimento”, quando o Google descontinuou o desenvolvimento do Wave, ele continuou funcionando por um ano e meio, e depois ainda ficou mêses em modo somente leitura, além disso quando “descontinuaram o desenvolvimento” do Wave, não havia nem a certeza de que o serviço seria desligado ou não e muito menos um prazo para isso.
        Neste caso, o “do desenvolvimento” está sobrando e faria as pessoas pensarem que o serviço pode ser mantido.
        Minha crítica é apenas para tentar *melhorar* a informação e torná-la mais precisa, sou fã do GD há anos, mas fiquei muito decepcionado em ver TRÊS erros tão gritantes no mesmo artigo.

  32. para quem curti o GR , uma opção seria que cada um envia-se um email para google reclamando seu descontetamento, frustação , raiva , etcc , pela tal ação , afinal se o movimento caiu , mas ainda milhares de pessoas a usam ,e é importante pra ela , tem certos cerviços que tem que se tornar patrimonio da web , assim como fazem com os patrimonios historicos , entao madem seus emails para o google , post video no youtube com suas redivincações e sorte pra totos .

Comente!