Carro de Larry Page foi usado nos primeiros testes do Google Street View

street-view-van

O TechCrunch publicou hoje uma excelente matéria que conta a história do Google Street View desde as primeiras ideias até o uso do carro de Larry Page para captar as imagens, além de exibir a tecnologia desenvolvida pelo Google para o serviço.


De acordo com a publicação, o Street View começou com uma pesquisa da Universidade de Stanford e, com base na criatividade dos funcionários do Google, logo ganhou um protótipo de câmera que passou a funcionar no teto do carro do co-fundador e CEO do Google, Larry Page.

“Após um teste, Larry Page amarrou uma câmera em seu carro e tiramos fotos de toda San Francisco. Estas imagens, juntamente com alguns dados básicos, não era muito útil mas era algo ‘interessante'”, contou Luc Vincent, Diretor de Engenharia do Google.

Em testes posteriores, ainda usando o carro de Page, a equipe notou que poderia expandir seus equipamentos ao integrar um GPS e alguns lasers. Os lasers tinham sido projetados para que a equipe pudesse saber a distância entre a câmera e as fachadas dos edifícios. Esse reconhecimento espacial ajudou o Google no remendo de todas as imagens e dar um toque 3D no resultado.

Ao tirar fotos de todos os cantos do planeta, o buscador percebeu que a internet poderia oferecer uma vantagem inusitada: viajar pelo mundo sem sair do conforto de suas próprias ou dispositivos móveis. Tornando-se assim uma “marca da abordagem do Google e da evolução da tecnologia”, diz a publicação.

No entanto, “teletransportar” os usuários não foi um ideia fácil. Quando os primeiros protótipos do Street View ficaram prontos para ganhar experimentos cada vez maiores, o Google Maps ainda não havia sido lançado e os serviços de baseados em localização ainda estavam em seus primeiros passos.

2 Replies to “Carro de Larry Page foi usado nos primeiros testes do Google Street View

Comente!