Antes de começar a ler este post, favor ler: O que fazer com USD$ 48 bilhões.
A Google está preparando pelo menos um serviço de fornecimento de músicas digitais. Segundo o All Things Digital, poderia estar montando, na verdade, dois seviços, um de streaming por meio de assinaturas e também fornecimento de músicas gratuitas, nos moldes do Spotify e outro serviço, desta vez, para o YouTube, com acesso a clips gratuitos e assinaturas para serviços adicionais. Parece que tudo está dependente da finalização dos acordos com as gravadoras.
Dentro desta estratégia, a aquisição do Spotify e do site de músicas Vevo poderia viar a ocorrer em futuro próximo.
No que tange ao Spotify, parece que a Google não está tentando adquiri-la, em que pese ser este um grande ativo. Com efeito, as notícias, que nos chegam, dão conta de que a gigante das buscas está preferindo construir em casa um concorrente a este serviço. Assim, sem dúvida que o Spotify agregaria valor à Google, mas esta compra não parece provável neste momento.
Para a formação do serviço de músicas do YouTube, no entanto, parece que a Google está em conversações adiantadas com a Vevo, não propriamente para a compra do controle, mas para aquição de cerca de 10% das ações e, assim, garantir o fornecimento do conteúdo deste site ao YouTube.
Assim, em que pese o Vevo também ser um excelente ativo para a Google (melhor até que o Spotify), dificilmente haveria, no curto prazo, uma compra definitiva.
De qualquer forma, não podemos nos esquecer que a Google está conversando com as gravadoras sobre a formação destes dois serviços e a aquisição do total das ações de ambas as empresas poderá ser colocada na mesa de negociações.
Esta resposta, somente o futuro poderá dar.