Primeiro protótipo do Chrome OS surgiu em 2006

hp-chromebook

De acordo com o ex-engenheiro do Google, Jeff Nelson, um protótipo do Chrome OS – que na época era conhecido como “Google OS” – começou a ser desenvolvido em 2006.


Na época, o buscador tentava encontrar um meio de unir uma distribuição de linux com o navegador Firefox mas enfrentava, internamente, a desconfiança de alguns gestores.

“Meu chefe reclamou, ‘Você não pode usá-lo em um avião’. Na verdade, você poderia, sob o capô, ele tinha um esqueleto de distribuição Linux e poderia executar qualquer programa Linux instalado”, publicou Nelson em seu blog pessoal.

A velocidade do sistema operacional era uma das prioridades. “Queríamos criar um sistema operacional super-rápido e otimizar a abertura de programas”, lembrou Nelson ao afirmar algumas terefas, como abrir um navegador, levava em média 45 segundos.

Para tentar resolver isso, o Google buscou promover iniciativas como levar o sistema operacional inteiramente para a memória RAM. Embora os programas tivessem uma abertura instantânea, a perda de dados poderia ocorrer com maior facilidade.

“De fato, a perda de dados não foi um problema, por diversas razões. Em primeiro lugar, muitas tarefas foram realizadas como webapps, por isso, quando esses webapps são bem escritos, não há qualquer possibilidade de perda de dados”, explicou.

Com a possibilidade de expandir a usabilidade dos webapps e substituir, eventualmente, a área de trabalho local, o Google buscou tornar essa realidade em uma prioridade. Em 2006, o buscador lançou produtos como Page Creator, Google Calendar, Google Docs, Picasa Web Albums, Google Apps e outros.

3 comments
  1. Melhor é a propaganda do Chrome Os kkkhttp://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lm-Vnx58UYo#!

You May Also Like