Larry Page comenta sobre concorrência e inovação

larrypage

Em uma recente entrevista a Wired, Larry Page, CEO do Google, revelou suas ambições no comando do buscador e como espera conduzir uma competição ainda mais acirrada com a Apple. No entanto, ele faz questionamentos sobre a forma como a mídia cobre o mercado.


“Se você ler a cobertura da mídia sobre a nossa empresa, ou da indústria de tecnologia, em geral, é sempre sobre uma competição. As histórias são escritas como se eles estivessem cobrindo um evento esportivo”, disse Page.

“Mas é difícil encontrar exemplos reais de coisas realmente incríveis que aconteceram somente devido à concorrência. Como poderia ser interessante vir trabalhar se uma outra empresa que faz aproximadamente a mesma coisa? É por isso que a maioria das empresas se perdem lentamente ao longo do tempo. Eles tendem a fazer aproximadamente o que eles fizeram antes, com algumas pequenas mudanças”.

Page diz incentivar seus funcionários a enfrentar desafios ambiciosos e fazer grandes apostas. O executivo a criação de produtos não-incrementais, como o Gmail, que surgiu num momento que a empresa só tinha a experiência em pesquisas.

“Quando lançamos, éramos uma empresa de pesquisa que jogou um produto de e-mail para fora, com 100 vezes mais armazenamento que os usuários poderiam obter em qualquer outro lugar”, explicou. “Isso é algo que não teria acontecido naturalmente, se tivéssemos mantido o foco em melhorias incrementais”.

Com relação a Apple, Page acredita que a empresa da Maçã segue esse esse estilo menos impulsivo, trabalhando em pequenas novidades. “É algo que não me satisfaz. Eu sinto que há todas estas oportunidades no mundo para usar a tecnologia e tornar a vida das pessoas melhor. No Google, estamos atacando talvez 0,1% desse espaço”.

“Os investidores sempre se preocupar, ‘Oh vocês estão gastando muito dinheiro com essas coisas malucas’. Mas essas são coisas que estamos mais animados – YouTube, Chrome, Android. Se você não está fazendo algumas coisas que são loucas, então você está fazendo as coisas erradas”, disse o co-fundador do Google.

One Reply to “Larry Page comenta sobre concorrência e inovação

  1. Vamos ver até quando o Facebook vai sobreviver apenas com uma rede social.

Comente!