Nokia com Android: será possível? [Opinião]

android-nokia

Durante muitos anos, somente comprei celulares da Nokia. São máquinas fortes e confiáveis. Em suma, zero problemas para o consumidor.


Em 2007, no entanto, um genial e hoje saudoso Steve Jobs lançou o iPhone. A partir daquele momento o celular (agora smartphone) não seria o mesmo.

A Nokia tinha tecnologia suficiente para entrar nesta nova briga, mas demorou a entender o real movimento, que se formava: mais que máquinas maravilhosas, o novo celular precisaria de um sistema operacional revolucionário, para poder fazer frente ao iPhone. Logo ficou claro que este SO não seria o Symbian.

Naquele tempo, todo o mercado estava ainda zonzo com a novidade iPhone e a maioria das empresas não sabia como competir.

O primeiro movimento de peso a se contrapor ao iPhone se deu em 2008, com o lançamento do Android.

Com o tempo, a nova plataforma se consolidou e se tornou o lider do mercado de smartphones.

A Nokia se manteve em seu caminho anterior, até a chegada do Windows Phone. Com o novo SO da Microsoft, a Nokia se juntou à icônica empresa de Bill Gates. Em 2011, a Nokia lançou seu primeiro smartphone com Windows Phone. Acontece que, o SO da Microsoft, que é excelente, parece ter chegado tarde ao mercado já fortemente distribuído entre Apple e Google. Afinal, os desenvolvedores já tinham trabalho suficiente para construir aplicativos para as duas plataformas anteriores.

Todos estes fatos levaram a Nokia a perder grande participação no mercado, antes dominado por ela e, agora, pela Samsung, que, por sua vez, aderira integralmente ao Android. Além disso, a Nokia perdeu, em cinco anos, 90% de seu valor.

Ontem, no entanto, Stephen Elop, presidente da Nokia, em entrevista ao jornal El Pais, da Espanha, aventou a possibilidade de, um dia adotar o Android em seus telefones. Trata-se de uma novidade, principalmente se considerarmos que há um contrato entre a Nokia e a Microsoft e dizem ter a segunda pago algo em torno de USD$ 1 bilhão, para garantir smartphones Nokia com Windows Phone.

Há muito já se fala que isto poderia acontecer. Entretanto, é a primeira vez que a Nokia admite publicamente a possibilidade. Assim, não podemos dizer que a adoção do Android por parte da gigante finlandesa é impossível, apesar dos entraves contratuais, que são inevitáveis em casos como este.

Portanto, se esta adoção é possível até mesmo no corrente ano de 2013, não poderá ser encarada como algo certo.

É necessário considerarmos até que, com vistas a evitar que isto aconteça, a Microsoft poderá vir a comprar a Nokia, o que, diga-se, não seria algo ruim para os consumidores, que teriam maior concorrência.

Desta forma, precisaremos acompanhar a trajetória da fabricante, para sabermos o que ocorrerá no futuro.

 Quem sabe, um dia, eu poderei comprar um Nokia com Android?

9 Replies to “Nokia com Android: será possível? [Opinião]

  1. Seria maravilhoso, usar uma maquina tão robusta quanto o sistema.

  2. Eu sou um cara que também só usava Nokia, porém depois de 2010/2011 eu parei com isso. Comprei o tão sonhado (na época) N8. Câmera de 12 megas, espaço de 16 gigas, o primeiro com Symbian^3, Hdmi, enfim “o aparelho”. Só esqueceram de terminar o aparelho. Veio cheio de defeitos, na primeira semana o aparelho já desligava sozinho, depois de 1 mês com isso se repetindo o aparelho foi pra assistência, e por lá ficou por 2 meses entre notas de saídas e notas de entradas. E quando consegui pegar o aparelho novamente, depois de 6 meses ele morreu de novo. A Nokia se precipitou e enviou um aparelho mal acabado para o mercado. Os aficionados pela marca compraram assim que saiu. Mas dessa vez não era o mesmo Nokia de sempre, era um produto caro, com um sistema antigo e mal acabado :(.
    Foi aí que parti para o Samsung (Android) e sou uma pessoa melhor hoje (hehe)

  3. O sistema Android seria uma péssima iniciativa da Nokia, o sistema symbian e windows phone, apesar da popularidade baixa, funcionam de forma perfeita no Nokia. Enquanto esses Androids travam, exigem hardware poderoso são instáveis. Falo isso porque ja usei android em diversas marcas e TODAS apresentaram algum problema!

  4. Mais fácil a Nokia investir no ubuntu phone pois eles presam demais a esperiencia do usuária pra ferar ela com Java.

  5. Olá Rômulo,
     
       Nokia está comprometida com WindowsPhone…. que eh um excelente SO Mobile…
     
    Marlon Luz

  6. Nossa… Seria meu sonho!!!! Adoro celulares Nokia, mas infelizmente a tecnologia da concorrência está melhor…

Comente!