Durante muitos anos, somente comprei celulares da Nokia. São máquinas fortes e confiáveis. Em suma, zero problemas para o consumidor.
Em 2007, no entanto, um genial e hoje saudoso Steve Jobs lançou o iPhone. A partir daquele momento o celular (agora smartphone) não seria o mesmo.
A Nokia tinha tecnologia suficiente para entrar nesta nova briga, mas demorou a entender o real movimento, que se formava: mais que máquinas maravilhosas, o novo celular precisaria de um sistema operacional revolucionário, para poder fazer frente ao iPhone. Logo ficou claro que este SO não seria o Symbian.
Naquele tempo, todo o mercado estava ainda zonzo com a novidade iPhone e a maioria das empresas não sabia como competir.
O primeiro movimento de peso a se contrapor ao iPhone se deu em 2008, com o lançamento do Android.
Com o tempo, a nova plataforma se consolidou e se tornou o lider do mercado de smartphones.
A Nokia se manteve em seu caminho anterior, até a chegada do Windows Phone. Com o novo SO da Microsoft, a Nokia se juntou à icônica empresa de Bill Gates. Em 2011, a Nokia lançou seu primeiro smartphone com Windows Phone. Acontece que, o SO da Microsoft, que é excelente, parece ter chegado tarde ao mercado já fortemente distribuído entre Apple e Google. Afinal, os desenvolvedores já tinham trabalho suficiente para construir aplicativos para as duas plataformas anteriores.
Todos estes fatos levaram a Nokia a perder grande participação no mercado, antes dominado por ela e, agora, pela Samsung, que, por sua vez, aderira integralmente ao Android. Além disso, a Nokia perdeu, em cinco anos, 90% de seu valor.
Ontem, no entanto, Stephen Elop, presidente da Nokia, em entrevista ao jornal El Pais, da Espanha, aventou a possibilidade de, um dia adotar o Android em seus telefones. Trata-se de uma novidade, principalmente se considerarmos que há um contrato entre a Nokia e a Microsoft e dizem ter a segunda pago algo em torno de USD$ 1 bilhão, para garantir smartphones Nokia com Windows Phone.
Há muito já se fala que isto poderia acontecer. Entretanto, é a primeira vez que a Nokia admite publicamente a possibilidade. Assim, não podemos dizer que a adoção do Android por parte da gigante finlandesa é impossível, apesar dos entraves contratuais, que são inevitáveis em casos como este.
Portanto, se esta adoção é possível até mesmo no corrente ano de 2013, não poderá ser encarada como algo certo.
É necessário considerarmos até que, com vistas a evitar que isto aconteça, a Microsoft poderá vir a comprar a Nokia, o que, diga-se, não seria algo ruim para os consumidores, que teriam maior concorrência.
Desta forma, precisaremos acompanhar a trajetória da fabricante, para sabermos o que ocorrerá no futuro.
Quem sabe, um dia, eu poderei comprar um Nokia com Android?
9 comments
Seria maravilhoso, usar uma maquina tão robusta quanto o sistema.
Seria ótimo!
Será muito bem-vinda ao Android Nokia.
Eu sou um cara que também só usava Nokia, porém depois de 2010/2011 eu parei com isso. Comprei o tão sonhado (na época) N8. Câmera de 12 megas, espaço de 16 gigas, o primeiro com Symbian^3, Hdmi, enfim “o aparelho”. Só esqueceram de terminar o aparelho. Veio cheio de defeitos, na primeira semana o aparelho já desligava sozinho, depois de 1 mês com isso se repetindo o aparelho foi pra assistência, e por lá ficou por 2 meses entre notas de saídas e notas de entradas. E quando consegui pegar o aparelho novamente, depois de 6 meses ele morreu de novo. A Nokia se precipitou e enviou um aparelho mal acabado para o mercado. Os aficionados pela marca compraram assim que saiu. Mas dessa vez não era o mesmo Nokia de sempre, era um produto caro, com um sistema antigo e mal acabado :(.
Foi aí que parti para o Samsung (Android) e sou uma pessoa melhor hoje (hehe)
O sistema Android seria uma péssima iniciativa da Nokia, o sistema symbian e windows phone, apesar da popularidade baixa, funcionam de forma perfeita no Nokia. Enquanto esses Androids travam, exigem hardware poderoso são instáveis. Falo isso porque ja usei android em diversas marcas e TODAS apresentaram algum problema!
Mais fácil a Nokia investir no ubuntu phone pois eles presam demais a esperiencia do usuária pra ferar ela com Java.
Alem do mais essa noticia ja se provou falsa:
http://unleashthephones.com/2013/01/08/nokia-debunks-android-rumors-blames-bad-translation/?utm_source=feedburner&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A
Olá Rômulo,
Nokia está comprometida com WindowsPhone…. que eh um excelente SO Mobile…
Marlon Luz
Nossa… Seria meu sonho!!!! Adoro celulares Nokia, mas infelizmente a tecnologia da concorrência está melhor…