Google trabalha em alternativa aberta para concorrer com AirPlay da Apple

De acordo com o GigaOM, o Google está trabalhando em uma alternativa aberta para o AirPlay, da Apple, no qual permitirá que uma série de dispositivos e fornecedores de software possam utilizar a tecnologia aberta para a troca de dados entre telas e dispositivos conectados à TV.


Na semana passada, o Google liberou uma nova versão do YouTube para Android que exibe pela primeira vez a aplicação desta tecnologia ao fazer streaming de vídeos a partir de telefones e tablets Android para dispositivos equipados com a plataforma da Google TV.

No entanto, Timbó Drayson, gerente de produto do Google, disse durante um recente bate-papo que este é apenas o primeiro passo do buscador no segmento. “Nós realmente queremos para mover a indústria como um todo para a frente”, disse ele.

Drayson comentou ainda que o Google está “trabalhando ativamente com as outras empresas” para transformar a tecnologia em um padrão aberto, permitindo que outras plataformas e aplicações também possam usá-la sem grandes complicações para os usuários.

E a tecnologia vai além de simplemente irradiar conteúdo do celular para a TV, o Google tem desenvolvido um novo protocolo que permite o fluxo de dados em ambas as direções, tornando possível criar uma experiência de “segunda tela que corresponde ao que está acontecendo ao vivo na TV”, disse o executivo do Google.

7 Replies to “Google trabalha em alternativa aberta para concorrer com AirPlay da Apple

    1. @FernandoAntonio você provavelmente deve odiar a quantidade de carros e marcas que estão nas ruas, né? Competição e concorrência deveria ser o desejo de qualquer consumidor.

    2. @FernandoAntonio Fernando, se tem alguém que não pode reclamar de cópia é a Apple. Que se baseou na Xerox, no design Europeu, no Linux e por aí vai a lista enorme. Hoje vive de se “inspirar” no Android.

    3. @FernandoAntonio Geralmente trolls não me incomodam… mas na possibilidade que você não seja um, fica a dica: Mesmo o airPlay não é uma ideia original da apple, o UPnP faz a mesma coisa e veio bem antes, como a apple faz todos os dispositivos que são compatíveis com o airPlay, ela não teve problemas de negociação e criação de protocolos de compatibilidade. No mais, o Renefraga tá certo.

  1. A impressão que tenho é que, por enquanto, a Apple está ditando as tendências no mundo da tecnologia.
     
    Talvez Google e Microsoft estejam fazendo um melhor trabalho, mas certamente a Apple mostrou ao mundo as vantagens de uma App Store, celulares e tablets touch e AirPlay.
     
    Antes que alguém me xingue sem argumentos, sejam gratos a quem nos tirou da época dos Blackberries. =)

    1. @brunossn Eu concordo quase totalmente, eu acho que o iphone maior e o ipad menor são amostras da apple seguindo tendências criadas por outras empresas, de qualquer forma, com certeza ela empurou o mercado de celulares que nos trouxe a como estamos hoje.
      Se a apple realmente lançar a TV que tanto se fala e for realmente algo diferente, eu repenso minha opinião, mas atualmente eu acho que ela está entrando em processo de estagnação (Ps: Apple, mesmo em estagnação, ainda dá uma sova na microsoft).
      Ano que vem agente descobre.

      1. @vandre Compartilho de sua opinião, inclusive sobre o Apple TV e a estagnação da empresa.
         
        Uma observação interessante: telas touch já existiam, lojas de aplicativos idem. A inovação dá-se por enxergar as coisas sob uma nova perspectiva, mudando realmente a vida das pessoas em grande escala. E sob essa visão, acho que o o iPhone foi, sim, inovador.
         
        Ficamos agora no aguardo de uma Apple TV, e futuramente Samsung também lançando a sua com os mesmos recursos, e sob o argumento “A Apple não inventou os televisores!”. =)

Comente!