Inovação no Android está à frente da Apple

De acordo com analistas consultados pelo Business Insider, o Google tem devorado o território da Apple (e concorrentes) em duas frentes: inovação e preços baixos.


“O Android tem sido um dos motores de crescimento do mercado de smartphones desde que foi lançado em 2008”, disse Ramon Llamas, pesquisador da IDC’s mobile phones. “O Android ultrapassou o mercado de forma eficaz e levando uma quota de mercado da concorrência.”

E o crescimento do Android vai além dos smartphones. Segundo dados da IDC, o market share da Apple em tablets já caiu de 65% para 50% no último trimestre. A variedade de equipamentos tem contribuído para tornar o Android cada vez mais forte e presente.

“Ter um monte de pessoas construindo um monte de coisas cobre diversos pontos de preços com várias marcas em vários lugares e isso faz uma grande diferença”, disse o analista Stephen Baker, da NPD Group.

Além das vendas, o Android também têm obtido uma forte presença na questão de inovação. Para Ken Dulaney, da vice-presidente da Gartner, o ritmo de inovação no Android é mais rápido que a Apple. “Eles estão tentando mais, a Apple está muito atrás nessa área”.

Outro lado importante é a questão da plataforma ser aberta. A estratégia beneficia o Google e fabricantes com a possibilidade de otimizar a experiência de uso conforme o feedback de desenvolvedores, fabricantes de equipamentos, clientes e designers.

“Na Apple, eles têm uma visão internamente muito boa, mas eles não têm o feedback que o Android promove”, disse Dulaney. No entanto, o analista não soube dizer quem mais tem faturado dinheiro com o Android, além da Samsung.

Os analistas consultados ainda reforçam a ideia de que o sistema operacional do Google está em processo de se espalhar para qualquer aparelho eletrodoméstico, criando uma nova geração de dispositivos híbridos.

16 Replies to “Inovação no Android está à frente da Apple

  1. De que adianta tanta inovação se você tem que usar uma versão defasada do sistema? Paga 2 mil no aparelho e tem que ficar com o android ICS porque a porra da empresa tá com preguiça de atualizar. Ótimo mesmo!

    1. @Otavio Espero que você entenda que “a porra da empresa” que “está com preguiça de atualizar” é a sua operadora de telefonia celular e não o Google. Cada operadora tem que liberar a atualização para seus clientes. No caso do telefone ser desbloqueado, quem fica com a responsabilidade é o fabricante do aparelho (Samsung, LG, Motorola, etc).

      1. Não é não. Porque existem versões da ROM sem operadora. Da última vez a primeira atualização do ICS que saiu pro meu aparelho foi a versão livre de operadora da Alemanha. E até agora nada, não tem nem data de previsão. Então é sim uma porra de empresa querendo economizar uns trocados.

        1. @Otavio cara escute o que o amigo acima falou porque ele está certo, os únicos aparelhos que a google atualiza são os da família nexus que no Brasil não existe nenhum

        2. @warkins Não estou falando da Google, estou falando da Samsung. E eu sei que a responsabilidade da atualização é da fabricante do aparelho e é disso mesmo que estou reclamando. Do que adianta o android ter tanta inovação se você fica com a versão com um ano ou mais de atraso.

        3. @Otavio  @warkins Justo, comprei o celular com a ruimsung eles que tem que garantir a atualização, eu conecto meu Iphone ao Itunes e tudo já esta la, um mundo perfeito :) chupa mundo!

  2. srrssrrs, vamos fazer assim peguem o melhor software de desenvolvimento de músicas do android e comparem com o garege band do ipad, estou comparando o mais fraco da apple, e vocês vão ver que android e seus aplicativos não fazem 10% do que a apple faz, acordem pra vida bando de tapados. Nem o galaxy s3 chega no nível de um iphone. Cada um conta uma mentira mais infeliz que a outra pra promover o Android, todos sabem que custo baixo ou gratuito denuncia muito uma aplicação, porque primeiro, ninguém trabalha de graça, segundo sou programador vou modificar a linguagem do android pro que eu bem quero e o resto que se dane, assim o sistema se torna instável, é simples de ver isso por causa do linux que tem mais de 300 tipos diferentes e só um que presta; Terceiro e último quem paga barato recebe sempre a péssima qualidade, não adianta dizer que não, as pessoas trabalham por dinheiro e quanto mais dinheiro recebem, mais procuram fazer bem feito.

    1. @Regis Rodrigo Dobre Um fato é, o android superou o iphone a muito tempo, salvo apps exclusivos para ios, que aos poucos, estão migrando para o android, alem do android estar mais inovador, tem um leque muito maior de opções, você consegue fazer testes precisos de wifi igual eu faço com meu android? ter acesso ao terminal, fazer testes de rede, dar pings, instalar o ssh, etc… Ios tem suas vantagens, agora, falar que só ele presta e android não presta, presta atenção, você deve estar parado no tempo, isso sim….

    2. @Regis Rodrigo Dobre Concordo plenamente com você, esse SO da Google nunca chegará as pés do iOS!

      1. @SauloRogerioo  @Regis Rodrigo Dobre Apple Maps mandou lembranças…

    3. @Regis Rodrigo Dobre faça me rir amiguinho… Linux é tão ruim que roda nos principais servidores do MUNDO… não pczinhos fajutos como o do caro colega, que no máximo deve rodar um Windows XP/7 piratinha! Não sabe o que é um if e vem com essa boca “abrida” falar de Linux.

  3. tenho um android pq o ios é muito caro,mas entre inovação prefiro apple

  4. Com aquela telinha????
     
    Vem aí telas flexíveis e muito mais… Steve Jobs o visionário que tomava ácido tinha alucinações e mandava os engenheiros copiar já morreu…..
     
    Vem aí Jelly Beam para o Galaxy Note.. com todas as features que o IOS nem sonha ter…

Comente!