Android 4.2 verifica aplicativos contra malware

A recente aquisição da VirusTotal pode ter ligações com esta novidade no Android: o Google anunciou que a versão 4.2 (Jelly Bean) traz um sistema de verificação de aplicativos que é capaz de identificar casos de malware e bloqueá-los.

“Agora, os dispositivos com o Android 4.2 e Google play instalado tem a opção de usar o Google como um verificador de aplicativos. Iremos verificar aplicações potencialmente prejudiciais, não importa de onde você as estiver instalando”, publicou Michael Morrissey, membro da equipe de segurança do Android.


O sistema verifica instalações de aplicativos de fontes desconhecidas, desde aqueles baixadas pelo próprio usuário ou em loja de aplicativos que são controladas por terceiros. O serviço vem ativado por padrão mas não envia dados para o Google.

Caso o usuário concorde em enviar os logs ao Google, o buscador esclarece que o processo coleta informações do dispositivos como páginas relacionadas ao aplicativo, ID do dispositivo, versão do sistema operacional, IP e cookies.

2 Replies to “Android 4.2 verifica aplicativos contra malware

  1. Demorou mas chegou. Isso mostra a preocupação do Google com a segurança do Android. Mas deveria estender para as versões anteriores que é relevante no mercado.

Comente!