Galaxy X, uma promessa quebrada no Brasil

O Google Discovery foi o primeiro blog a obter informações sobre a vinda do Galaxy Nexus ao Brasil. Na época, a chegada de um dispositivo Nexus alimentava a esperança de atualizações rápidas, algo muito celebrado pelos entusiastas do Android.

No entanto, com a mudança de nome para Galaxy X (até hoje uma situação mal explicada), tornou o aparelho independente da linha Nexus e dependente da Samsung, ficando a cargo da fabricante sul-coreana efetuar mudanças no sistema operacional e depois disponibilizá-las aos usuários.


O Galaxy X, que hoje deveria estar pronto para receber o Android 4.2, ainda tem segurado os consumidores na desatualizada versão 4.0.4. Em uma rápida pesquisa no site Reclame Aqui, já são dezenas de reclamações feitas à Samsung e ao próprio Google.

Para alguns usuários, a Samsung chegou a emitir uma nota genérica: “Esclarecemos que ainda não temos previsão para atualização do Software para o modelo do seu aparelho. Informamos que quando a atualização for disponibilizada o Senhor receberá uma mensagem através do sistema operacional OTA.”

E para piorar a situação, a Samsung Brasil havia prometido – através de sua conta no Twitter – atualizar o Galaxy X para Android 4.1 (Jelly Bean) em “meados de agosto”, algo que não foi cumprido. O GD chegou a cobrar uma posição da fabricante durante estes meses mas não houve qualquer retorno, tanto no SAC quanto pela assessoria de imprensa.

Poderia o Google Brasil tomar alguma atitude com relação a Samsung? Com os usuários impedidos de obter as novas versões, o buscador deveria encontrar meios de intervir ou, até mesmo, auxiliar a Samsung na implementação do software para o Galaxy X.

Mesmo sem ligações com o processo de venda e pós-venda, o problema afeta diretamente a imagem do Google cujo o logotipo é estampado na traseira do dispositivo, o que torna o buscador tão responsável quanto a Samsung por oferecer uma “promessa quebrada” aos consumidores brasileiros.

62 Replies to “Galaxy X, uma promessa quebrada no Brasil

  1. O pessoal lá fora deve rir da nossa cara. Somos os ótarios que pagamos os maiores preços do mundo em qualquer produto, e também somos os consumidores mais neglicenciados. A receita perfeita de uma piada. De péssimo gosto.

  2. A mudança de nome ocorreu devido exigência da ANATEL de alterações no sistema, por isso não pode ser considerado um NEXUS (puro), o mesmo ocorrerá se por ventura a LG trouxer o NEXUS 4 para o Brasil, as atualizações nunca sairão, a não ser que o usuário troquem por uma rom interncaional (pura).

  3. Só por que o Renê Fraga tem um Galaxy X cheiro de revolta pessoal ?

  4. A mudança de nome ocorreu devido exigência da ANATEL de alterações no sistema, por isso não pode ser considerado um NEXUS (puro), o mesmo ocorrerá se por ventura a LG trouxer o NEXUS 4 para o Brasil, as atualizações nunca sairão, a não ser que os usuários troquem por uma rom interncaional (pura).

    1. @CarlosHD Na verdade, a exigência da Anatel foi a adição de um widget com as informações de rede em duas linhas (na área de notificações só aparece [Nome da operadora], nada da segunda linha que diz “[Nome da operadora] [UF] [Código de área]”.Quanto à mudança do nome, foi porque o Google não conseguiu acordo com a Nexus Telecom, dona da marca “Nexus” para serviços de telecomunicações no Brasil, para que a segunda licenciasse a marca para a primeira.

      1. @viakenny  realmente não sabia sobre este detalhe do nome. Obrigado pela informação.

        1. @CarlosHD  @viakenny a Nexus Telecom tem o registro da marca “Nexus Telecom”, ela não tem registro de apenas”Nexus”. Além disso, o registro da marca “Nexus Telecom” é para serviços e ela não tem documentação para usá-la em produtos, ou seja, não impede o uso da marca Nexus no Brasil.

        2. @renefraga  @CarlosHD mas a URL da Nexus Telecom é “nexus.net.br”. E se não impedisse, iam chamar o Galaxy X de “Galaxy Nexus” mesmo.E outra: os aparelhos LG Optimus se chamam em Portugal “LG Maximo”, por causa da operadora Optimus (que, ao contrário da Nexus, é uma operadora relevante por lá, uma joint-venture entre a Sonae e a France Télécom/Orange).

        3. @viakenny  @CarlosHD infelizmente é um caso bem complicado pois a marca Nexus foi registrada pelo Google em 2005 e a Nexus Telecom registrou em 2006 no Brasil. Se foi para criar esse tumulto ou uma simples coincidência, ninguém sabe. O problema é que a justiça brasileira também não sabe lidar direito com essa questão e tem dado ganho de causa para a Nexus Telecom. Quanto a URL, não tem nenhuma interferência mas eles não tem o registro da marca “Nexus”.

  5. Comprar Android esperando atualizações futuras kkkkkk O que nos resta é usar métodos não oficiais e manter o aparelho sempre atualizado! Isso Android, possibilidades.. :)

  6. Coloquei a rom pura do 4.1 no meu galaxy X, e ele já atualizou via OTA para o 4.2 :D

      1. @FabioReward  @caarlos0 tanto faz, yakju é para o Nexus mundial, takju é o Nexus americano. A única diferença entre os dois é que o takju tem wallet e o outro não.

  7. Android… é isso que se espera de qualquer aparelho da linha ;-) Também estou esperando ATÉ HOJE uma atualização para *pelo menos* o ICS, que no meu Raizr não funciona nem com reza braba.

  8. Eu acabei de comprar 2 Galaxy Nexus i9250 pra levar para meus primos ai no Brasil e ambos atualizaram para a versão 4.1.2 do Jelly Bean. A versão 4.2 já saiu, mas ainda não está aparencendo para todos via OTA. mas eu já baixei a firmware e vou fazer o update manualmente. http://www.android.gs/how-to-update-galaxy-nexus-to-official-android-4-2-jelly-bean-ota-firmware/

    1. @viniciusghietti Você quis dizer “mudar o build para ‘yakju'” (Todos os Galaxy Nexus com build “yakju(xx)” são atualizados pela Samsung).

      1. @viakenny  @viniciusghietti não seriam atualizados pelo Google os q tem yakju?

        1. @Cristina Nascimento  @viniciusghietti Isso, e só “yakju”. Se for “yakju”, mais duas letras depois, aí é a Samsung.

      2. @viakenny  @viniciusghietti não seriam atualizados pea Google os q tem yakju?

  9. O meu está com 4.1.1… comprei no Brasil… fiz root e mandei bala no CyanogenMod 10… =) Nada a reclamar.

  10. Eu registrei uma reclamação no ReclameAqui.com.br e o suporte da Samsung me ligou e disse que eu tinha que atualizar o meu Galaxy X pelo Kies huahuhauhah
    Enfim, Troquei minha firmware para uma do Galaxy Nexus e estou com a 4.1.2 e espero receber a 4.2 em breve.

  11. o negócio é instalar o Cyanogen e ser feliz. Além de ter sempre versão atualizada, você tem maior controle e mais opções de configuração/personalização do aparelho.

  12. Trocar a minha firmware por uma do Nexus é sacanagem. Poxa, se eu comprei esse celular foi justamente pra ter as atualizações da Google de forma mais simples e rápida.
    Se fosse pra usar Cyanogen eu teria comprado qualquer outro celular. 
    VTNC

  13. Quando comprei o GAlaxy X jamais tive esperança em receber as atualizações pois dependeria da Samsung.
    No mesmo dia que ele chegou já virou yakju.
    Sim é um absurdo ter que ficar mexendo, perder garantia. Mas antes mesmo da compra já tinha em mente que teria que atualizar para uma versão atualizada pelo Google. Então não sinto revoltada e não irritada com a Samsung pois jamais esperei nada deles. Cambada que só quer faturar.

  14. Galera, pra quem tem o Nexus com o Jelly Bean 4.1.2 e quiser fazer a atualização para a 4.2 basta fazer o seguinte para forçar o update.Vá em “Settings > About Phone > All” faça a rolagem e encontre “Google Service Framework”. aperte o “Clear Data” aceite o aviso, e depois click em “Force Stop” e aceite o aviso. Depois que vc limpou e parou o Google Service Framework, vá em “Settings > About Phone > System updates” e a atualização irá aparecer.

  15. Assim… não esperem nada da Samsung. Faça como eu fiz. Assim que comprei meu “Galaxy X”, baixei a room yakju versão 4.0.4 e minutos depois ele atualizou para 4.1.1 via OTA. Isso tudo dia 16 de agosto de 2012. Depois disso quando saiu a outra atualização, meu droid avisou-me dela em questão de dias, acho que nem isso.
     
    Façam isso, esqueçam a samsung. Não foi um processo complicado. Não levou 20 minutos e hoje só aguardo as atualizações via OTA. Daqui alguns dias estarei com a 4.2 e nem farei esforço algum. Só virá.

    1. @blackouter Pois é.. eu estava meio receioso para fazer esse room. Mas fiz ontem e funcionou perfeitamente! é muito simples e rápido!!!! E depois é só mandar um bom e sonoro : “CHUPA SAMSUNG!!!”

  16. O meu Galaxy X mal saiu da caixa e já instalei o yakju nele, funcionou perfeitamente e já recebeu uma atualização OTA.

  17. Comprei este celular na época e possuo até hj.
    ME senti lesado e enganado, pois a compra foi motiva pela “independência” de fabricante na atualização do Sistema.
    Algo que foi comprovado o contrário no decorrer dos meses.
    Infelizmente é assim, o consumidor é enganado e nada se pode fazer a não ser reclamar e aguardar.
    Já fui em autorizada da Samsung, já reclamei em sites, entrei em contato com a Ouvidoria da Samsung e NADA.

  18. Vergonha de pagar pelo “Hardware” de Galaxy Nexus mais caro do mundo, e mesmo assim não receber as atualizações. Pior é que isso é um aviso da Samsung… “Vamos demorar uma eternidade para liberar a 4.1, exatamente para eles saberem que NUNCA receberão mais nenhuma atualização”. Podemos ter certeza que a @SamsungMobileBR não vai liberar a 4.2 para os brasileiros

  19. @renefraga , em uma conversa que eu tive com o gerente de vendas e marketing da Samsung no Brasil, ele me informou que a fabricante não tem intenção nenhuma de atualizar o Galaxy X para a 4.1, parece que ele vai morrer com o ICS. Veja mais informações aqui » http://dplay.me/planos-sammy

    1. @Piteel  @renefraga  Poxa, sendo assim, isso não configura propaganda enganosa? Pois o que me levou a comprar especificamente esse aparelho seria as atualizações garantidas e rápidas, antes dos outros smartphones Android. Processo neles?

      1. @DanielCastilho  @renefraga O aparelho tem atualizações garantidas e rápidas quando é transformado em Nexus, aí ele recebe direto do Google, porque a build será yakju ou takju. A build dos aparelhos Galaxy X aqui no Brasil é yakjuvs, dependeríamos da Samsung para atualizar, mas ela já falou que não tem nenhuma intenção de atualizar, então recomendo você transformar em Nexus.

      2. @DanielCastilho  @Piteel  @renefraga Acho que não, por que lá fora o “Galaxy Nexus” é vendido com esse apelo, porém aqui o “Galaxy X” nunca foi vendido pela samsung com essa característica. Apenas diz que é o “primeiro smartphone com o android 4.0”, nada mais.

        1. @anselmo  @Piteel  @renefraga Me sinto completamente enganado. Por me sentir assim esses caras mereciam um processo bravo nas costas. Como pode isso hein?

    2. @Piteel  @renefraga  Tenho um Galaxy X.. comprei pelo mesmo motivo de ser um android puro… não entendo muito de programação e nada disso.. mas pesquisei na internet e consegui desbloquear o meu. Agora ele aparece como Galaxy Nexus e atualizei minha versão do android para 4.1.2 … é muito fácil!!! vale muito a pena! só lembrem de fazer backup, pois no processo precisa formatar o celular….. procurem por um Toolkit para o Nexus.. sério.. é bem facil, só precisa assistir um ou dois videos tutoriais. abs.

  20. Google decepcionando em terras tupiniquins! E eu que pretendia, quando trocar de celular, escolher um da linha “pura”, já tô vendo que não vai haver diferença com qualquer outro aparelho!

  21. Ainda bem que existe o CyanogenMod! Tô aqui com meu Motorola Defy (que a Motolixo abandonou no 2.3) com Jelly Bean há meses…. e com quase todos os benefícios do 4.2 já instalados também.Depender de fabricante não dá não. O negócio na hora de comprar um smartphone com android hoje em dia é o seguinte: O telefone está sendo bem vendido? Se não tiver, nem compra que não vai ter comunidade pra desenvolver pra ele. Se estiver, aí compra que ele vai ser atualizado por um booom tempo.

    1. @wsj1983 No 2.3? Ela largou foi no Froyo mesmo! A não ser que o seu seja o Defy +

      1. @GilmarDias Nossa! Sério!? Não lembrava haha. É muita filha da putagem, né. E os fdp ainda têm coragem de dizer que não dá pra atualizar pq o hardware não suporta! Pqp… …2.3, 4.0, nada rodou tão rápido como agora com o 4.1!

        1. @wsj1983 Pior foi com o Atrix. Praticamente o mesmo hardware do Galaxy SII, enquanto esse está no android 4.1, a Motoenrola atolou o Atrix no Gingerbread.

        2. @GilmarDias Foda é que o Atrix não fez tanto sucesso de venda… então… parece que mesmo o CM já parou de desenvolver a rom dele (se não me engano parou no ICS e não tem ninguém fazendo uma nova agora). O Defy, POR SORTE, foi um puta sucesso de vendas nos eua… pq passava merchan na Oprah e tal… aí até hj tem comunidade pra desenvolver pra ele. Sem dúvida que o Atrix podia tá rodando o 4.2 hoje em dia sem nenhum prejuízo. Ou a Google toma alguma providência, ou o jeito vai ter que ser comprar já pensando nos desenvolvedores do CM mesmo e pronto. O usuário normal é que se fode.

        3. @wsj1983  @GilmarDias A Samsung até que atualiza legal. O problema maior é a Motorola mesmo.

        4. @GilmarDias nhé… a matéria tá aí pra dizer q tb não é bem assim, né hehe

        5. @wsj1983  @GilmarDias O Galaxy X foi um caso a parte: O Galaxy SII continua sendo atualizado e recentemente a Samsung divulgou que o primeiro Galaxy S só não é  mais atualizado por conta da questão judicial com a apple, que impede que qualquer alteração seja feita no aparelho. Inelizmente com o Galaxy X ela pisou na bola :C

  22. Estou com Android 4.2 no dia que foi disponibilizado. Instalei a versão takju no meu Galaxy X

  23. Acho que dizer que instalou o ykaju sei-lá o que não é desculpa, nenhum usuário de celular é obrigado a saber hackear o telefone para obter a atualização. 
    Eu tenho o Nexus tive que hackear para a atualizar e cheguei a conclusão que este será o ultimo produto Google que eu compro. Em 2013 irei para o windows phone com suas atualizações regulares via pc.
    A Google trata o mercado brasileiro como segundo plano essa é a verdade. Cadê o Google Music? , Google TV? 
    Chega ! caguei pra esses caras.
     
    Longa vida ao Microsoft ecosystem.

    1. @maiconx77 O Google TV já está disponível no Brasil, através do Sony Internet Player. Agora, não foi o Google quem trouxe o Galaxy <s>Nexus</s> X ao Brasil, foi a Samsung. Quanto ao Google Play Music, ele ainda está disponível em poucos países (nem metade dos paises onde o iTunes está disponível). Mas rolam boatos de que, logo, logo, o Google traz pra cá o Play Music, o Play Books e talvez até o Play Movies (o iTunes já vende músicas e filmes aqui e tem a iBookstore). Quanto à Microsoft, o Xbox Music e o Xbox Video ainda não estão disponíveis no Brasil.

      1. @viakenny  @maiconx77 O xbox music está disponível no Brasil sim. Eu fiz uma assinatura de teste

    2. @maiconx77 Não serve como desculpa mesmo! Ainda mais quando paramos pra pensar que um celular desse porte não é lançado por menos de 2000 reais aqui. Pagar caro e não receber nenhum suporte…

  24. Fiz o processo de transformar em Ykaju, usando o Galaxy Nexus ToolKit. É muuuuuuito simples. Passos simples, vc desbloqueia, instala e rebloqueia. Estou com o 4.1.2. Feliz da vida

  25. Tem gente no twitter dizendo que a Samsung começou a atualizar o Galaxy X para 4.1.1 esta noite… Transformei em Nexus com 4.2 semana passada

  26. Simples mudei o meu X para NEXUS em julho… E acabou a espera… Recebo todas as atualizações e na mesma semana que o Google libera lá fora…   :-D

Comente!