Irã bloqueia Google e Gmail ‘a pedido do povo’

De acordo com informações da France Presse, o Irã deu início a um bloqueio que impede os usuários de acessar a busca do Google e seus serviços, como o Gmail.

Além da iniciativa da censura, o país também espera instalar uma intranet nacional distinta da rede mundial.


“A pedido do povo, o Google e o Gmail serão filtrados em todo o país. Ficarão bloqueados até nova ordem”, disseram as autoridades citando Adbolsamad Joramabadi, conselheiro da procuradoria-geral e secretário de um órgão encarregado de detectar conteúdos ilegais na internet.

Outro agência internacional, a AFP, cita que o regime iraniano acusa os ocidentais de usar a internet para travar uma “guerra não declarada”. Por enquanto, o bloqueio pode ser burlado com o uso de uma VPN privada.

15 Replies to “Irã bloqueia Google e Gmail ‘a pedido do povo’

    1. @samirsalimjr da censura a SOPA é um passo, basta apenas uma decisão errada.

        1. @samirsalimjr já tivemos o caso da Lei Azevedo e outras iniciativas. Piorar é bem fácil.

        2. @ReneFraga mas nao tem nada de concreto, o que rola la é algo completamente diferente e o google n é defesa pra nd, tanto que nao fez nada

        3. @samirsalimjr a defesa da liberdade de expressão pode ser tanto comercial (para eles) quanto trazer um enorme valor para os usuários.

        4. @ReneFraga vasto exagero colocar o google como paladino e UNICA defesa contra uma intranet ou a censura… mas entendo

        5. @samirsalimjr eles não são os únicos heróis da causa, mas certamente contribuem para que a internet sem mantenha sem controle ou censura

        6. @samirsalimjr não era literalmente “único” mas se torna exclusivo quando poucos lutam por algo assim.

Comente!