Novo Galaxy Nexus a caminho?

De acordo com o The Verge, algumas especificações técnicas do próximo smartphone Nexus – o sucessor do Galaxy Nexus (Galaxy X no Brasil) – podem ter vazado na internet.

As informações obtidas pelo SamMobile sugerem que o dispositivo do Google poderia chegar ao mercado nos próximos meses e deve manter inalterada a belíssima tela de 4,65 polegadas com tecnologia Super AMOLED do modelo atual.


Por dentro, o novo Nexus (ainda fabricado pela Samsung) teria um processador Dual Core A9 de 1.5GHz e novas câmeras de 1,9 e 8-megapixel, na frente e atrás, respectivamente. Outra mudança seria a inclusão de um slot de cartão microSD (algo bem improvável).

Lançado em Novembro de 2011, o Galaxy Nexus se aproxima do ciclo anual de lançamentos do Google e sua nova versão deverá ganhar mais detalhes em breve.

Dica do leitor Renan no Twitter.

17 Replies to “Novo Galaxy Nexus a caminho?

  1. Se eles lançarem o aparelho com processador DUAL CORE a essa altura do campeonato, prevejo fracasso TOTAL nas vendas. Eu não trocaria meu Nexus só pra ter uma câmera melhor. Mas não MEEEEEESMO!
    O novo Nexus tem que ser, NO MÍNIMO, QUADCORE 1.5, com 1GB (RAM), câmera de 8Mpx + 2Mpx e bateria de 2000mAh… Qualquer coisa menor que isso não vale o upgrade!

    1.  @renatosiqueira  Essa discussão de quad ou dual é um pouco técnica. Os fabricantes como a Qualcomm (no qual visitei há poucos dias) tem uma visão bem peculiar do assunto ao afirmar que nem sempre a performance é realmente superior. 

      1.  @renefraga Mas aí tem um detalhe importante: Se eu vou receber todas as atualizações do Android no meu, que é “ULTRAPASSADO” não iria comprar outro só por causa de uma câmera melhor. Não sou EU quem está dizendo isso, é o mercado. Ninguém vai comprar AGORA um DUALCORE podendo comprar um QUADCORE… São as forças de mercado agindo, Renê. E especificações técnicas passaram a ser (ou melhor, foram transformadas pelos próprios fabricantes) as ESTRELAS dos lançamentos. Sendo assim, como vai ser explicado que um aparelho lançado em plena “Era QuadCore” está “atrasado/defasado”? 
        Eu, que sou profissional de marketing, tenho minhas dúvidas sobre estas especificações. OU ENTÃO, a Samsung já está sentindo o cheiro da abertura do Google, permitindo que qualquer fabricante use o Android atualizado direto pelo Google, e aí resolveu sacanear, mas acho isso muito pouco provável…

        1.  @renatosiqueira A linha Nexus é desenhada pelo próprio Google, a Samsung apenas fabrica e dá suporte. Quanto ao dual core e quad, existe muito mais marketing embutido na questão do que os ganhos para a experiência final. 

        2.  @renatosiqueira Fala-se em 5 Nexus: 1 é o tablet Nexus 7 já lançado. O segundo seria um mid-end da Samsung (chamado de Galaxy Nexus II informalmente até agora). O terceiro, quarto e quinto seriam dispositivos high-end, a saber: LG Optimus Nexus, Sony Xperia Nexus e Motorola Razr Nexus. Claro que tudo isso são rumores e especulações, mas todas noticiadas por aí nos últimos dias. Acredito que pelo menos parte disso tudo deve se confirmar sim, aguardem.

    2.  @renatosiqueira Eu também, estou super satisfeito com meu gNexus. Acredito que se pudesse haver melhorias, seriam bem sensíveis, como a melhoria no display (acho ele um pouco apagado) e câmera. O restante ele é incrível!

    3.  @renatosiqueira Fale por você, é sua opinião, e um fracasso ou sucesso não depende dela. Desde que o aparelho cumpra o que promete, ele tem tanta capacidade de sucesso, quanto o Galaxy Nexus (o qual não troco por nada). A linha Nexus não tem esse intuito de Upgrade, que praticamente força o cliente a trocar a cada ano de aparelho, mesmo antes de ficar ultrapassado, como a linha Galaxy da Samsung. Do contrário a Google não teria dado tanta vida útil ao Nexus S, que está atualizado até o Jelly Bean..Não vejo onde um processador Quad Core faria falta, visto que tudo o que ele faz, o Dual Core faz sem suar a camisa. Isso, principalmente se eles ainda melhorarem o Dual Core atual… Agora Camera e Bateria melhores farão MUITA diferença.Acho a maior besteira ficar preocupado com o processador nessa altura do campeonato.. A tecnologia está bastante confortável onde está, a menos que seja um aparelho baixo custo, dificilmente você consegue exigir mais do processador, que ele pode oferecer.

      1.  @bruno 3ds Entendo seu ponto, Bruno. Mas perceba: Trabalho com pesquisa de mercado e acompanho de muito perto a indústria mobile, pois vivo dela. Infelizmente, o usuário Android tem o péssimo hábito de achar que todo mundo tem que ser hacker e manjar de firmware e do root, e isso é uma estupidez sem precedentes. Arthur Schopenhauer dizia que nós temos o péssimo hábito de tomar como limitações do mundo os nossos próprios limites. Traduzindo para linguagem acadêmica de marketing, sofremos daquilo que Theodore Levitt chamou de “Miopia do Marketing”, em 1960: “Se eu sei, todo mundo tem que saber. Se é fácil pra mim, tem que ser pra todo mundo, afinal, qualquer idiota sabe fazer um root e trocar um firmware…”
         
        Infelizmente (ou não) a indústria do marketing que dá vida ao hardware como estrela do show fez com que o hardware se desvalorizasse. Está acontecendo o mesmo que ocorreu no mercado de PC’s na década de 90: Você comprava um micro hoje e na semana seguinte ele estava desatualizado. Além disso, em resposta @gilvanilima que USUÁRIO FINAL sabe a diferença (ou está preocupado em saber) entre um Cortex e um Snapdragon, ou Tegra e Exynos? 
         
        Gente, acordem: Eu não estou ditando nenhuma regra, ok? Só tenho alguma experiência em pesquisa de mercado e ACHO que, baseado nas MINHAS OBSERVAÇÕES e no acompanhamento do mercado e das notícias, ACREDITO que seria péssimo lançar um smartphone HOJE que não tivesse hardware como argumento de venda. SÓ ISSO!
         
         

        1. Concordo com oque você disse. Mas vale lembras que a própria Samsung esta preparando o Exynos 5 com apenas 2 núcleos, isso no meu ponto vista mostra que os processadores Dual Core com alto desempenho e baixo consumo energético deve ditar o mercado por um bom tempo ainda. Isto ao meu ver é uma questão de necessidade, pois todos nós sabemos que autonomia de bateria é um luxo que os Smartphones não tem. 

        2.  @GilvaniLima Show de bola… Esse é o ponto: Argumento de vendas! Se eles colocarem um processador DualCore mas que tenha desempenho pra bater de frente com os atuais QuadCore e com economia BRUTAL de bateria, aí amigo, abraços… Vai vender igual água de côco na beira da praia… Senão…

        3.  @renatosiqueira Se tem uma coisa que a Samsung sabe fazer, é essa coisa é marketing, coisa que as empresas Nipônicas deveriam aprender com a Samsung.  

    4.  @renatosiqueira Na minha opinião o problema não é ele ser Dual Core e sim usar o Cortex-A9 e não o Cortex-A15.
      Mais núcleos neste caso não significa nada, da uma olhada no desempenho do Snapdragon S4 MSM8960, ele bate de frente com o Tegra 3 de 4 núcleos mais 1(5)  e o Exynos 4412 que também é dotado 4 núcleos.

      1.  @GilvaniLima  @renatosiqueira vamos lembrar que os detalhes que vazaram são apenas rumores. A inclusão do cartão microSD é algo estranho de imaginar nesse momento em que o Google+ tem levado tudo para nuvem pelo Instant Upload.

        1.  @renefraga  Também acho estranho esse cartão microSD, mas se adotarem é uma boa. 

  2. Se todos vocês estão aqui discutindo sobre o Nexus imagino que saibam bastante a respeito para me responderem uma sobre algo: É impressão minha ou o Nexus não é um smartphone criado no intuito consumo de massas.
    Tenho a impressão que é criado para ser base para desenvolvimento na plataforma android padrão.
    Enxergo dessa forma por não reparar uma grande avalanche de publicidade envolvendo o próprio mesmo tendo por trás algo tão gigantesco como a Google.
    Só eu acho isso?

    1.  @blackouter Exatamente como vejo, Blackouter. A linha Nexus nunca tem um número de vendas estrondoso de vendas. Ela tem uma pegada diferente dos outros dispositivos exageradamente capitalistas.

Comente!