Se você tem ou já assistiu a algum vídeo no YouTube, provavelmente deve ter notado que o contador de visualizações do portal de vídeos do Google costuma travar – durante algumas horas ou dias – no número 301.
Qual o motivo disso? O vlogueiro Brady Haran, do canal NumberPhile, resolveu investigar a questão junto com Ted Hamilton, Gerente de Produto do YouTube e Analytics, para descobrir o que acontece com esse enigmático número.
Antes de explorar o assunto diretamente, Hamilton explicou que a contagem do YouTube envolve alguns segredos matemáticos que visam tornar o sistema relevante para os usuários e eliminar as visualizações falsificadas.
Outro detalhe importante para a questão está o espelhamento dos vídeos por diversos servidores da empresa no mundo. Além de otimizar o carregamento, a técnica permite desafogar a própria estrutura da web.
Com este modelo de CDN em mente, o YouTube teria então uma uma máquina dedicada a receber e compilar estatisticamente o número de visualizações vindas de outros servidores.
Hamilton explica que a partir do número 300, o YouTube procura se preocupar com a qualidade dos dados, o que ativa o congelamento temporário das visualizações para uma análise mais detalhada do sistema.
E qual seria o motivo para travar no 301 ou outro número próximo?
A resposta está na questão do espelhamento. Algumas visualizações simultâneas, em servidores aleatórios, fazem com que a soma (após atingir o número 300) ocasione o travamento em contagens diferentes.
Para mais detalhes sobre o fenômeno, incluindo uma ilustração mais didática, não deixe de assistir ao vídeo abaixo (em inglês):
2 comments
Eu imaginava algo do tipo, mas não saberia como explicar sem ler.
@vtocantins Beleza, valeu!