Google vence 1ª fase da batalha contra a Oracle

Embora o júri da Califórnia tenha avaliado que o Google infringiu direitos autorais da Oracle na estrutura de software do Android, o tribunal não conseguiu decidir, após dias de deliberação, se o Google tinha o direito de uso da estrutura.


Ao ler o trecho acima, talvez você possa interpretar como algo negativo, mas os advogados da gigante de Mountain View festejaram o resultado nesta última segunda-feira. De acordo com o blog Groklaw, a decisão pode e deve ser considerada como uma grande vitória para o Google.

“Não deixe ninguém te enganar. Depois que o júri saiu, nosso repórter diz que a mesa do Google estava rindo, enquanto os advogados da Oracle não pareciam acreditar na decisão”, disse o blogueiro.

A briga da Oracle e Google, que prometia ser um caso de US$ 6 bilhões, pode terminar com um valor próximo de US$ 100-200 milhões. O resultado disso foram questões de que o “código plagiado” estava em apenas nove linhas entre milhões de códigos da plataforma.

Outro detalhe agravante para a decisão foi a admissão da Oracle que essas linhas de código não tinham qualquer valor monetário. Além disso, os advogados também tiveram que enfrentar as palavras do antigo CEO que mostrava aprovação pública sobre o uso da linguagem Java no Android.

6 Replies to “Google vence 1ª fase da batalha contra a Oracle

  1. Olha o destaque que foi dado à mesma notícia, só que em outro blog:
     
    http://tecnoblog.net/100888/google-copia-java/
     
    É, meus amigos, tenhamos postura crítica diante de quaisquer notícias que lemos!
    Pois existem muito mais mistérios entre as empresas e os blogs do que possamos imaginar…

    1.  @LucianoCarvalho Com qual post você concorda? Para adiantar, acho essa diferença de opiniões uma das coisas mais interessantes da blogosfera.

      1.  @renefraga Se o tribunal não conseguiu deliberar se o Google tinha direito de uso da estrutura, isso significa que ninguém ganhou ou perdeu nada até agora, pois não houve decisão. Portanto, na minha opinião, blog nenhum deveria divulgar isso como sendo uma vitória ou derrota ainda. E o fato de existirem essas notícias divergentes mostra como a realidade é alterada de acordo com o lado de cada blog. Foi apenas isso que eu disse no meu primeiro comentário. Que devemos ter senso crítico ao ler esses posts.

    2.  @LucianoCarvalho eu acabei de ler o post deles lá.
      cada um acha uma forma de ganhar dinheiro em cima dos outros.
      O Java nasceu livre, mas a Oracle comprou pra isso, ameaçar os outros e levar grana em cima disso.
       
      Ainda bem que o LibreOffice saiu de perto deles.

Comente!