Audiência entre Google e Oracle revela detalhes do Google Phone original

A imagem acima é um mockup-conceito do “Google Phone”, o aparelho desenhado pela gigante de Mountain View e apresentado as operadoras americanas quase dois anos antes da empresa finalmente revelar seu primeiro Android, o G1 da T-Mobile.


As imagens do aparelho foram divulgadas recentemente no julgamento contra a Oracle devido a referências aos projetos Java. Em maio de 2007, quase um ano depois do lançamento do iPhone, o Google ainda estava projetando Android com um teclado físico em mente, como observado em documentos sobre o Android durante o julgamento.

Construído para competir originalmente com o Blackberry, o Google precisou reconstruir completamente o software do Android para que ele pudesse fazer frente a Apple. No entanto, o primeiro disposito, o G1, chegou equipado com teclado QWERTY e tela capacitiva.

Abaixo, mais uma imagem-conceito do dispositivo que sofreu muitas alterações em sua fase de protótipo.

Em seu hardware, o Google programava embutir um processador ARMv9 200MHz, 64MB RAM, 64MB ROM, slot para cartão miniSD, câmera de 2MP com o botão do obturador, Bluetooth 1.2, e um display QVGA com 16-bit de cor. Ele também viria com Wi-Fi, GPS e uma GPU. Essas especificações poderiam definir o projeto como um celular high-end para 2006.

Outro detalhe também divulgado no tribunal americano foram imagens da interface de usuário e aplicativos.  Criadas com o intuito de serem apenas demonstrativas, a ideia era apenas exemplificar seu funcionamento.

Com similaridade aos mockups acima, este foi o protótipo que chegou a ser usado pela equipe do Google no desenvolvimento do Android:

4 Replies to “Audiência entre Google e Oracle revela detalhes do Google Phone original

Comente!