Chrome OS ganha desktop e papel de parede

Embora o Chrome OS tenha nascido como um sistema voltado exclusivamente para a web – trazendo a consistência pura de um navegador – o Google parece ter planos para mudar a sua forma de funcionar.

A gigante de Mountain View liberou nesta segunda-feira, para os usuários da versão DEV da plataforma, um Chrome OS bem diferente do habitual, trazendo recursos de mover as janelas (com maximizar e minimizar), barra de ferramentas, atalhos no desktop (para web apps) e papel de parede.


A drástica mudança, que caminha contra as primeiras publicidades do Chrome OS (que ironizavam o clássico papel de parede do Windows XP), parece ser uma tentativa de trazer uma identidade visual mais conhecida dos usuários e remover aquela sensação de ser “apenas um navegador”.

Em nossos testes, feito com um Chromebook da Samsung, a mudança pode ser classificada como algo bem positivo e não afetou a perfomance do Chrome OS. Aliás, sistema aparentemente parece estar até mais rápido do que em versões estáveis e beta.

Conhecido como Aura, um novo projeto do Chromium, tem procurado desenvolver um gerenciador de janelas que forneça aos usuários um ambiente moderno, incluindo transições de janelas animadas e efeitos com o auxílio de aceleração de hardware.

Veja algumas imagens que capturamos do novo Chrome OS (clique para ampliar):

50 Replies to “Chrome OS ganha desktop e papel de parede

    1.  @paulornasc mesmo sendo bem simples, ele tem aquele toque de personalização que se encontra nos sistemas operacionais normais e no próprio Android. Os usuários sentiam falta de algo além do navegador.

  1. Não ouço falar de vendas de Notebooks com o sistema, já está disponível?

      1.  @renefraga Assim como todas as outras novidades tecnológicas. Infelizmente é assim. Ficarei aguardando notícias sobre vendas no Brasil. Sou fã incondicional do Google.

        1.  @felipedroider Algumas notícias do ano passado diziam que eles estavam para chegar mas depende exclusivamente dos fabricantes. Eu comprei lá fora e estou bem satisfeito para meu uso no dia-a-dia.

        2.  @renefraga  Vou dá uma pesquisada sobre ele para ver se eu encontro em alguma loja confiável fora e quem sabe não compro um. :)

        3.  @renefraga Estou pesquisando na mesma. O preço não é um absurdo, a não ser que eles cobrem bem caro para enviar para cá. Pode dizer uma média de quantos custou o seu (envio)?

        4.  @felipedroid  @renefraga acho melhor comprar pelo ebay…antes conversa com o vendedor pra meter o preço declarado mais baixo e marcar como presente… deve sair uns $55-$65 dolares pelo USPS

        5.  @renefraga Você sabe aonde pode fazer download da .iSO, ou .IMG ou HD Virtual (vmdk, vhd, vdi) ???

  2. Como faz para fazer o download para instalação desse OS?? Acho interessante ter em um net, se der para instalar em um…

    1.  @LukasGasp brother, instala o ubuntu 11.10 e coloca o painel lateral em baixo…
      muito estranho, até o papel de parede é igual do ubuntu…
       
      a notícia parece fake mas vá lá..

      1.  @btolinux A kra, fake eu não acho, pois as barras são diferentes… Mas…. Quem sabe!!! Não sou usuário de Linux, mas acho q a Google tem feito um bom trabalho!!! Ainda está mto cru os trabalhos deles nessa área, mas acho que tem futuro…

        1.  @LukasGasp  @btolinux  então, eu sou ubuntu user, e vi muita semelhança, mas concordo com você que a google tem feito um bom trabalho, acompanho o chromeOS já a algum tempo… e acho que esse sistema ainda vai dar muito o que falar, é um novo paradigma e tem tudo para ser uma nova tendência… vamos esperar para ver, mas que parece parece…

  3. muito bonito… 
    tem pra download pelo menos para maquinas virtuais???
     

  4. Na minha opinião de merda, o ChromeOS é um gasto inútil de energia, tempo e dinheiro… Portal o Android para outras plataformas seria mais lógico, mais fácil de assimilar pela maioria dos usuários, e mais rápido.

  5. Na minha opinião de merda, o ChromeOS é um gasto inútil de energia, tempo e dinheiro… Portar o Android para outras plataformas seria mais lógico, de mais fácil de assimilar pela maioria dos usuários, e mais rápido…

  6. Na minha opinião de merda, o ChromeOS é um gasto inútil de energia, tempo e dinheiro… Portar o Android para outras plataformas seria mais lógico, de mais fácil de assimilação pela maioria dos usuários, e mais rápido…

  7. eu arrisco dizer que esta versao é um divisor de aguas para o so

    1.  @EloirBorges talvez seja a versão que vai chamar a atenção daqueles que queriam algo a mais do que um simples navegador. Sendo que ele ainda continua sendo apenas um navegador. :)

    2. @EloirBorges 
       
      Amigo, onde encontro o ChromeOS para baixar.
       
      Isso está parecendo caviar!  – “Nunca vi, nem comi eu só ouço falar!”. 
       
      Está todo mundo perguntado onde baixar esta “coisa” e ninguém diz nada!
       
      Pô… 
       
      Abraços.

  8. Cara, ta parecendo o Windows 7, vcs tem que inovar, tornar o chrome OS UNico, tem que ter algum diferencial, senão, nem vai ter graça de migrar para o chrome OS

    1.  @mjblimamor a graça do sistema é que você não precisa se preocupar com nada, basta ligar o computador e você está na internet. 

  9. Esse chrome OS não é a mesma coisa de ter um SO bem levinho, tipo um ubuntu e só utilizar o Chrome?

  10. Olá!
     
    Existe a possibilidade de instalação de softwares de outros sistemas operacionais como Windows?
     
    Abs.

        1.  @renefraga não existe nenhum tipo de maquina virtual?
          como a Virtual Box pra linux…

    1.  @sjodiel Wi-Fi é internet fixa e 3G é internet móvel, acho depende muito do que você procura. O 3G é bem mais caro, limitado e quase não funciona no Brasil.

  11. Amigos,
     
    onde baixo essa distro ChromeOS já com o App aura instalado? 
     
    Obrigado

  12. Olá GoogleDiscovery gostaria de saber como posso conseguir o Chrome OS, nas últimas versões, pois estou louco para testar o sistema.Grato,
    Rodriggo Dell.

Comente!