Bastidores do Google Art Project no Brasil

Google Art Project é um aplicativo online hospedado no Google App Engine. O site existe inteiramente na infraestrutura do Google e foi construído usando as APIs da empresa que estão disponíveis ao público.

A maioria das fotos hospedadas no serviço trazem uma qualidade de alta resolução, feitas por um equipamento similar as câmeras usadas nos carros do Google Street View, permitindo que os usuários possam visualizar as obras de arte através de zoom e observar detalhes que seriam impossíveis a olho nú.


Alguns museus, porém, permitem que o Google possa coletar imagens em uma resolução “gigapixel”, uma qualidade de imagem extremamente alta que chega a 7 bilhões de pixels, quase 1000 vezes mais detalhado do que uma máquina digital média consegue capturar.

Para obter esta imagem, a equipe usa câmeras profissionais, sistemas de computação e outras unidades de mocimento “multisincronizado”. Depois de milhares de imagens individuais, estas são montadas e hospedadas usando a tecnologia do Picasa.

Nas imagens abaixo, você pode visualizar parte deste grandioso trabalho feito pelos funcionários do Google ao digitalizar o quadro “Os Gêmeos”, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Veja o resultado final aqui.

One Reply to “Bastidores do Google Art Project no Brasil

Comente!