Rumor: Google planeja uma plataforma de comentários

De acordo com blog Tech-WD, republicado pelo The Next Web, o Google planeja lançar uma plataforma independente de comentários que irá interagir com o Google+, serviços da web e pesquisa.

O sistema de comentários vem sendo desenhado para concorrer com o Facebook e terá ligações profundas com os serviços da gigante da internet, além de apresentar uma indexação otimizada para a busca (Google Search) e disponibilidade de incorporação para site de terceiros.


A plataforma também visa permitirá que os usuários possam realizar comentários usando suas credenciais e perfis do Google+, o que essencialmente levará o conteúdo e debate para dentro do projeto social.

O blogueiro Saud Al-Hawawi, que obteve as informações acima em um evento do Google na Arábia Saudita, destacou ainda que a implementação de URLs personalizadas, nos perfis do Google+, está nos planos da empresa.

50 Replies to “Rumor: Google planeja uma plataforma de comentários

    1. @dtiriba Sidewiki era para você comentar sobre um site. Essa plataforma vem concorrer com FB, Intense Debate. Disqus e mais.

  1. “implementação de URLs personalizadas, nos perfis do Google+, está nos planos da empresa”, isso já era pra ter no lançamento!!! Enquanto o Facebook está muito a frente o Google+ não conseguiu emplacar conteúdo relevante, nem recursos atraentes, até agora mais de 1 ano depois do lançamento nem uma API decente foi lançada. Sinceramente já estou acreditando que o Google+ é um fracasso do nível do Google Wave.

      1.  @renefraga Não me entenda mal, sou fã de carteirinha dos produtos do Google, mas o Google+ é um produto falho.
        1 – Faltam recursos interessantes que consigam se ressaltar e chamar os olhos para longe do Facebook.
        2 – É extremamente irritante você ficar sendo seguido por pessoas desconhecidas e perfis fake, acredito que foi um dos principais motivos que o Orkut começou a fracassar.
        3 – A manipulação dos contatos é ineficiente e redundante, porque não posso agregar outros serviços aos contatos do Google? porque outro cadastro de contatos além do meu cadastro de contatos atual? São dados redundantes que geram uma organização confusa. Tenho que fazer ligações entre um contato meu do google a um perfil do google+ que é do próprio google?
        4 – Falta de API – APIs não são tão dificeis assim de serem desenvolvidas vai… ainda mais pra uma empresa como o Google. Será que estão com medo de queda de performance?

        1.  @darkloud  Google+ não é um fracasso. Vou guardar o que voce escreveu e daqui 1 ANO E MEIO volte aqui e vamos conversar novamente. Não subestime os caras que fizeram o CHROME para melhorar a internet e ACABOU com o reinado do IE e até mesmo do concorrente ao trono FIREFOX !!! – Sempre digo… não existem fracassos no GOOGLE… WAVE e BUZZ e outros não são fracassos… são experiências de uma empresa aberta, que promove a inovação. Agora ele estão concentrados na WEB 2.0. A camada social é rica e importante demais para um grupo irresponsável (que só pensa no mero lucro financeiro, ao invés do verdadeiro poder, que é o conhecimento) tenha domínio hegemônico (Leia-se FACEBOOK). O Labs não está morto… Virou Google X. Logo estaremos usando carros auto-conduzidos, e óculos que permitirão ver a realidade de forma extendida (R.A. ou realidade aumentada). O google transforma a sociedade, e não o contrário, como o tal FACEBOOK !!! O Google tem é claro algumas arestas como toda grande obra tem, mas que estão sendo brilhantemente aparadas. Espero que logo aparem o ORKUT, que é o sujo falando do mal lavado (FACE).  Só pra finalizar… se for pra fazer API’s  pra ficar fazendo convitinho… fazendinha… calendário … então dispenso… Para integrar (ainda mais) os serviços do google e para compartilhar o que é realmente importante, então sejam bem vindas !!!

        2.  @jorgehulk  @darkloud
           Se o Wave e Buzz não foram fracassos, eu não sei o que é fracasso (apesar de gostar muito tanto do Buzz quanto do Wave)

        3.  @Luandersonn  Vou te falar o que não é fracasso, embora as pessoas achem que seja. O Programa APOLO, que levou o homem a lua era considerado um fracasso. O Android, o Chrome e o Twitter foram considerados fracassos. O time da Itália de 82 era um fracasso total !!! O Heptacampeão Schumacher (GANHOU 7 VEZES !!!) deveria ter convencido todo mundo que ele é, ou foi, o melhor de todos os tempos, mas não… ele facassou. Antes da vitória travam-se inúmeras batalhas. Uma vez ou outra voce tenta, experimenta e aprende, para vencer !!! Isso não é um fracasso !!! Isso é ser sábio. Nem mesmo Jobs acertou todas de primeira… Ele fez LISA antes do MACINTOSH, fez o NeXT antes do IMAC colorido e foram na concepção de muito “Fracassos”. Fracasso foi o ZUNE, Player da Microsoft, que não gerou nada… Em compensação o XBOX e principalmente o KINECTS são grandes vitórias da empresa do BILL. Lembre-se que o XBOX original foi considerado um fracasso. Em fim, fracasso é só quando se joga a toalha… quando voce fala…”desisto, não dou conta…” Aí voce facassou !!!

        4.  @jorgehulkZune deu em algo: Interface Metro hahahahah
          Windows Vista foi um fracasso, mas foi a base do Windows 7. só um exemplos que inicialmente pode ser fracasso, mas na realidade é a base para algo de sucesso, o Buzz é a base para o G+, eu vi várias características desta rede no G+
           

        5.  @darkloud Concordo com tudo que vc disse. Não chego a dizer que já é um fracasso, pois ainda tem chão pela frente. Mas que até agora é decepcionante, ah, isso é…
          E também me irrita muito as pessoas me circulando sem me conhecerem e, principalmente, serem adicionadas ao meu GTalk automaticamente.

        6. Concordo com tudo que vc disse. Não chego a dizer que já é um fracasso, pois ainda tem chão pela frente. Mas que até agora é decepcionante, ah, isso é…
          E também me irrita muito as pessoas me circulando sem me conhecerem e, principalmente, serem adicionadas ao meu GTalk automaticamente.
           
           

        7. @darkloud
          Concordo com tudo que vc disse. Não chego a dizer que já é um fracasso, pois ainda tem chão pela frente. Mas que até agora é decepcionante, ah, isso é…
          E também me irrita muito as pessoas me circulando sem me conhecerem e, principalmente, serem adicionadas ao meu GTalk automaticamente.
           

        8.  @jorgehulk Talvez daqui 2 anos os rumos mudem, talvez seja um sucesso, hoje ele é um fracasso. Não conheço sequer 1 amigo meu que tenha usado e tenha continuado a usar o mesmo (aliás, conheço 1 só). Isso é sinal de que há algo errado! E acredito que os principais pontos sejam os que citei.
          “Não existem fracassos no Google?” ou você é inocente, ou xiita.
          “Concentrados na Web 2.0”, o que é web 2.0? Nada mais do que um silogismo de marketing para colaboração online, que é um ponto falho atual do sistema. Sem conteúdo, não há interesse de geração de mais conteúdo.
          A API no caso não é para integrar serviços do google, nem pra fazer joguinhos, mas pra funcionar com aplicativos de terceiros, aplicativos desktop, integração com outros programas mobile, etc.

        9.  @jorgehulk Daqui a um ano e meio alguém ainda vai saber o que é Google+? Um produto que além de ruim ainda estragou o design dos produtos Google com esse visual cinza velório.

        10.  @MRodrigues  @jorgehulk caramba, achei que era só eu que achava esse design feio. Mudar o design de TODOS os produtos por causa de um produto em beta, realmente não se pode dizer que foi uma aposta arriscada, foi praticamente um vai ou racha.

        11.  @darkloud Então voce não concorda com o que é realmente significa fracasso !!! FRACASSO É VOCE DESISTIR !!!  JOGAR A TOALHA !!! Não existe esse nogócio de ser um fracasso hoje e um sucesso amanhã !!! Fracassou, acabou… não tem volta… isso é fracasso !!! Sacou o conceito de fracasso ???

        12.  @MRodrigues Volte daqui a um ano e meio ok ??? eu estarei aqui também para dar a cara a tapa (ou não !!!)

        13.  @jorgehulk Deixem eu dar a minha opinião. O problema do Buzz e do Wave e do Sidewiki é que o pessoal não usou, por dois grandes motivos, a massa de usuários google desconhece os recursos e a dificuldade no uso do sistema (usabilidade). meu caso de desinteresse pelo wave foi o da usabilidade, achei muito confuso e não intuitivo. Oque a Google faz é engaveta e estudar melhorias, como é o caso do side wiki que achei absurdo eles terem descontinuado, mas agora vejo a volta dele re-desenhado. RESUMINDO: não é fracasso, é disponibilidade e usabilidade mal projetada. É o que acontecia com o Steve Jobs. Ele não criou nada, quem criou foi os engenheiros da apple, o que ele fazia era dizer o que deveria ser feito e quando deveria ser lançado. por exemplo: o iPhone já existia quando o iPod foi lançado, mas por uma questão de estratégia (adaptabilidade) lançaram, claro, primeiro o iPod, depois o iPhone. RESUMO2: falta á Google feeling na estratégia comercial. mas mesmo assim, não acredito que eles lancem sem antes fazerem uma bateria de testes, o que contrariria todas as normas de construção de software.

        14.  @dkzamg  @jorgehulk Putz, o maior problema que tive com o Wave não foi nem a usabilidade, mas sim a performance. Como dava problemas aquilo quando a wave ia crescendo. Não sei se arrumaram isso depois, mas até lá as pessoas já tinham desistido de usar. Ainda acho que o Gmail poderia receber algumas funções ou a cara do Google Wave, se não me engano os funcionários que deixaram o Wave estão fazendo um projeto assim.
          Realmente a estrutura do e-mail precisa ser revolucionada, há um legado engessado de sua base, a questão é: Quem conseguirá fazer isso:  mantendo a compatibilidade, implementando os recursos atuais, com boa performance e tendo um diferencial em relação a plataforma atual.

        15.  @jorgehulk entenda a minha frase então no seguinte sentido: “Sinceramente já estou acreditando que o Google+ será um fracasso do nível do Google Wave.”
          Embora o tempo verbal não altere o resultado.

        16.  @darkloud Ok… não vou mais discutir sobre isso. Voltarei no dia 28 de setembro de 2013 (se o mundo não acabar até lá). Não existem consensos nas apostas (ainda bem !!!). Se eu estiver errado, estarei aqui para ser execrado !!! EU VOU VOLTAR MESMO, Ja coloquei o compromisso no GOOGLE CALENDAR !!! 

        17.  @LucianoCarvalho  Se voce circular de volta, vai pro gtalk mesmo!!! se liga !!! olha suas privacidades !!!

        18.  @LucianoCarvalho   Se voce circular de volta, vai pro gtalk mesmo!!! se liga !!! olha suas privacidades !!!

        19.  @jorgehulk  Que tal vc ensinar onde, nas privacidades, podemos modificar para que os contatos que circulemos de volta não entrem diretamente no GTalk? Vc sabe como fazer isso?

        20. @jorgehulk Quase dando seu 1 ano e meio, e o fracasso infelizmente continua, http://googlediscovery.com/2013/05/28/google-e-menos-utilizado-que-o-bate-papo-do-uol-no-brasil/
          O valor de uma rede social é dado principalmente pelo conteúdo, e ainda hoje ao acessar o meu feed do Google+ tenho somente 2 ou 3 amigos que postam, parece uma rede morta.

        21. @darkloud  @jorgehulk E o fracasso do Google+ continua… Só um detalhe: O Google demorou 1 ano para fazer um sistema de comentários e ainda fez aquela coisa medonha que ninguém usa?

  2. Será que eles vão usar o mesmo username do gmail? Porque no meu caso ficar “cabinho” como url é fogo. hahahaha =/

  3. Finalmente o Google vai fazer algo que preste, algo que já deveria ter feito há anos, pena que o Google já naufragou. Mas um sistema de comentários é algo bem interessante.

  4. Finalmente o Google vai fazer algo que preste, algo que já deveria ter feito há anos, pena que o “Google+” já naufragou. Mas um sistema de comentários é algo bem interessante.

    1.  @MRodrigues eu não acho que o Google+ tenha naufragado. Muito pelo contrário. Ele cresceu em tão pouco tempo muito mais do que os serviços sociais de maior destaque, quando começaram. O próprio Facebook já modificou bastante coisa visando não perder usuários.

  5. Com certeza é o retorno do recurso mais democrático que eu já conheci. É o retorno do Google SideWiki.

    1.  @dkzamg o Sidewiki tinha uma proposta bem diferente. Ele era uma espécie de fórum paralelo para que os usuários pudessem comentar e avaliar sites.

      1.  @renefraga  @dkzamg Eu não sei se o Sidewiki era tão diferente de um forum convencional. Como plugin ele ia além de um mero forum, mas voce podia incorporá-lo em páginas, e assim, os visitantes poderiam postar mensagens em sua home ou blog (Usei esse recurso no google pages).

  6. As pessoas que acham o Google Plus um fracasso na certa olham pra ele ao lado do facebook. O que é um erro total. Pior ainda é achar que G+ é só mais um serviço do Google. Pelo que eu entendo, os serviços do Google vão se tornar em pouco tempo features do G+. Esse é o core que o Google vem construindo, tentanndo acertar, tapando os buracos e melhorando. Se o Google jogar a toalha, a compania deixa de existir.

  7. o google sidewiki eu achava o máximo por que? por que vc entrava numa página do jornal o globo por exemplo e não podia opinar sobre uma determinada matéria se vc não fosse cadastrado. Isso eu achava interessante. quem tivesse conta google e acessasse aquela página poderia criar uma lista de discussão paralela sem impedimentos, isso eu achava o máximo!!! Por isso achava o recurso mais democrático. se tinha alguma coisa paralela em atividade, do google ou não, eu não sei…

  8.  @darkloud e @MRodrigues , voltei depois de 3 meses e prometi voltar na verdade em 28 de setembro de 2013… mas me surpreendi como o Google+ evoluiu… Bom… Se fosse um fracasso ou não, eu estaria aqui… Mas realmente o Google+ NÃO É UM FRACASSO. Agora sigam-me os bons e vamos abrir uma conta lá, antes que o Face vire uma cidade fantasma !!!

    1.  @jorgehulk meu amigo!! que mundo se encontra? Tenho TRÊS amigos, que postam atualizações no Google+, o Google realmente tem se esforçado pra melhorá-lo, mas por enquanto a cidade fantasma ainda é o Google+

      1.  @darkloud Deixa de preconceito. Você tem 3 amigos que postam no Google+ e vc não está lá ainda? Vá lá e aproveite. Agora, se voce prefere o agito do Face com os mil posts que vc recebe por dia sobre o que fulano comeu no café da manha, ou se tá chovendo, ou se tá fazendo calor… Aí fazer o que né? Gosto não se discute. Paciência…

    1.  @jorgehulk ahhh Claro! INFOEXAME, a detentora da verdade… a Veja da tecnologia…

      1.  @darkloud  @jorgehulk @darklod, desculpe amigo, mas a VEJA é revista comprada, mentirosa e enganadora. A INFOEXAME apenas nos põe a par das notícias exclusivas (o que já seria uma big função) além de outras coisas maravilhosas da tecnologia. Acredito que vc foi emotivo, mas com a CPI do Cachoeira a VEJA foi revelada (eu mesmo já achava isso há muito tempo). ABRAÇOS, uma observação na boa, ok?

Comente!