A Google custou a acordar para a realidade das redes sociais. No último ano, conseguiu, com relativo êxito lançar o Google+. No entanto, a competição com o Facebook e com o Twitter ainda é muito desigual e nada indica que mudará nos próximos anos. A empresa precisará rapidamente conseguir turbinar sua plataforma social, sob pena de ver todos os seus esforços irem por água abaixo.
Acontece que este mercado de redes sociais é muito difícil e não há qualquer parâmetro que garanta o sucesso de qualquer plataforma. Afinal, quem garantiria que o Facebook iria suplantar o tráfego e o número de usuários do MySpace, ou que uma rede, que permite mensagens de 140 caracteres viria a ter o sucesso do Twitter (e porque outras similares, ou até melhores fracassaram)?
Uma solução para o problema de necessitar entrar neste mercado é adquirir startups promissoras, que tenham caído no gosto popular.
Recentemente, tenho ouvido falar muito de uma delas, chamada de Pinterest e resolvi ler mais sobre ela. O TechCrunch assim define o serviço:
“Pinterest é um site de redes sociais com um visual agradável ‘virtual pinboard interface’. Usuários coletam fotos e links para os produtos que eles amam, criando seus próprios ‘pinboards’ e seguindo as ‘pinboards’ de outras pessoas a quem acham interessante.”
O local é atualmente somente para convidados, e tem experimentado um crescimento rápido nos últimos meses.
Ainda não consegui ser convidado, mas dei uma passada no site e vi possíveis sinergias com produtos da Google, tais como o YouTube, o Android, o Google Fotos, o Google Shopping, o Blogger, o Docs e, obviamente, o Google +.
Segundo ainda o TechCrunch, o crescimento do site foi de 4.000% (isto mesmo, multiplicou seu tamanho por 40) em apenas 6 meses, segundo dados da Experian-Hitwise.
Descobri que ela já suplanta o tráfego referido do próprio Twitter e, o mais importante, todo o tráfego do Google +.
Você poderia falar que o Pinterest tem graves problemas de segurança, mas isto não seria problema para a divisão de segurança da informação de Mountain View.
A Google já errou muito nesta área, deixando de adquirir empresas promissoras. Não estaria então na hora de comprar o Pinterest? Poderia custar algum dinheiro (fala-se que hoje ele vale US$ 200 milhões), mas nas integrado ao Google+, poderia gerar muito mais valor. Além do mais, não seria nada que abalaria as contas da Google.
14 comments
tenho a mesma opnião , que é melhor adquerir agora , pagar pouco e poder ter sucesso , do que deixar para depois e não conseguir comprar mais !!!
EU COMPRAVA.
O Pinterest parece ter conquistado um bom número de pessoas que aparentemente tem uma preferencia maior por compartilhar imagens do que texto. No Google+, a exemplo deste mesmo fenômeno, é possível observar que os posts mais populares são quase 100% consolidados em imagens. Talvez, analisando pelo uso, daria um bom complemento para o Google+.
seria uma interessante ferramenta social para integrar na pesquisa de imagens e mais uma forma de jogar gente para o Google+, mas acho que o Google anda mais disposto a criar as suas coisas no momento…
Nao sei como mais eu entrei sem convite.
não sei em que seria útil.. aonde se encaixaria
O problema que o G+ nao oferece nada de diferente das outras redes…Só os Hangouts que é interessante,mas nao é algo que se usa no dia-a-dia!
Dei uma olhada e gostei também, me pareceu um misto de Tumblr e Delicious, com um ótimo design
Google Discovery está mais inovador que o próprio Google+. Zuckerberg a qualquer sinal de ameaça, inova no Facebook, já o G+ está ficando ultrapassado igual ao Orkut.
Na época inicial, o convite chegava depois de umas 2 horas. Não sei hoje.
Eu não acredito que ele tem muito a cara do google, apenas seria um fator de “conquistar” pessoas. Não é a mesma coisa que ter comprado o android ou picasa.
E não podemos esquecer do caso do Orkut.
E não podemos esquecer do caso do Orkut.
O Pinterest até que está legal, mas sinceramente acho que aqui no Brasil ele pode ser meio caótico. A beleza dele pode ficar meio comprometida com imagenzinhas bizarras, mas por enquanto to gostando dele. Só sinto falta de um aplicativo para o Android.
Se quiser um convite me avisa que eu tento te enviar. Assim vocês vão poder tirar conclusões melhores.
t+