Servidores secretos do Google são construídos no escuro

De acordo com uma matéria especial da Wired, o Google costuma esconder seus seus servidores mais secretos em um ambiente completamente escuro. A revista digital ainda descreve que a equipe técnica trabalha como mineiros com luzes acesas em suas cabeças.


“Muitas [empresas] tentam manter as coisas encobertas. Há um monte de propriedade intelectual valiosa aqui”, diz Chris Sharp, gerente geral de conteúdo e de nuvem da Equinix, enquanto caminha pelo centro de dados da empresa. “Estamos sempre espantados com o Google e seus capacetes”.

O Google é um dos clientes da Equinix cuja a companhia trabalha em instalações de computação que servem como hubs para os fornecedores maiores do mundo na Internet. Quase todos os grandes nomes da Web possuem um espaço alugado e eventualmente ficam com seus equipamentos bem próximos uns dos outros.

“O Google costuma desparafusar todas as lâmpadas no interior dos gabinetes de hardware que são ocupados pela empresa nos centros de dados da Equinix”, disse Sharp. “Eles desligam todas as luzes do teto também, e os técnicos usam capacetes com luzes”.

“Eles trazem equipamentos projetados para seus próprios servidores e que ninguém mais pode ver”, sugere o executivo.

3 Replies to “Servidores secretos do Google são construídos no escuro

  1. estão certos, todo cuidado é pouco… imagine se um Bin Laden da vida resolve detonar os servidores, estamos fuuu.

  2. Pense na quantidade de energia elétrica poupada com este recurso, e mais o ambiente deve ser até melhor de gerenciar do que um todo iluminado.

Comente!