Google descontinua Picnik, Sky Map, Urchin e outros produtos

O Google anunciou esta semana mais uma onda de produtos que deixarão de existir em seu catálogo de serviços. De acordo com a gigante de Mountain View, esta quarta rodada de cancelamentos atingem os produtos:

Google Message Continuity (GMC) – Adquirido juntamente com a Postini, a GMC era uma ferramenta de backup para clientes corporativos que permitia fazer cópias de e-mails dentro da nuvem do Google Apps.


Google Sky Map – Criado por engenheiros do Google, o Sky Map estava disponível somente para Android e mostrava as incríveis capacidades dos sensores na primeira geração da plataforma móvel.

“Vamos abrir o código-fonte do Sky Map e colaborar com a Carnegie Mellon University em uma parceria que vai oferecer um maior desenvolvimento do aplicativo em uma série de projetos de estudantes”, disse o Google.

Needlebase – Plataforma de gerenciamento de dados, adquirida da ITA Software, será descontnuada em 1 de junho de 2012. A tecnologia está sendo avaliada para integração de dados do Google outras iniciativas relacionadas.

Picnik – Adquirido em 2010, o Google vai encerrar o editor de fotos Picnik em 19 de abril de 2012, pelo menos a sua versão externa e não integrada com a empresa.

“Estamos animados para trazer a potência e facilidade do Picnik para os produtos Google tal como o Google+. Você vai encontrar muitas de nossas edições e efeitos no Creative Kit do Google+ e nós o encorajamos a experimentá-lo”, disse a equipe em um comunicado a todos os usuários.

Caso você seja um usuário Premium do serviço, a gigante da internet explicou que vai processar um reembolso completo para todos os assinantes. “Mesmo que você esteja no último dia de uma assinatura anual, vamos lhe reembolsar todo o valor de $ 24,95”.

“Para expressar nossa gratidão pelos últimos 5 anos, o Premium é gratuito para todos! Use o Picnik em toda a sua glória premium, gratuitamente, de agora até nosso dia de encerramento. Retoque, Texturas, Avançado e muito mais agora são gratuitos para você usar!”

Social Graph API – Criada para ajudar desenvolvedores a visualizar informações sobre conexões entre as pessoas públicas na web, a API não obteve a adoção planejada foi depreciada pela empresa nesta última sexta-feira. A API será totalmente desligada em 20 de abril de 2012.

Urchin – Parte do Google Analytics, o Urchin era uma ferramenta para empresas que desejavam implementar um sistema de estatisticas em um servidor próprio.

“Estamos totalmente empenhados para a construção de produtos líderes de análise on-line, por isso estamos dizendo adeus a versão cliente hospedado, conhecido como Urchin Software. Novas licenças do software Urchin já não estarão mais disponível depois de março de 2012”, publicou o Google em seu blog oficial.

7 Replies to “Google descontinua Picnik, Sky Map, Urchin e outros produtos

    1. @FabioMelo ele ainda está em crescimento e promove lucro para a empresa. Dificilmente será descontinuado a curto prazo.

    1. @Mayk Batista Acho que deveria migrar as comunidade do orkut para o plus, ou torná-las um ferramenta google de forums de discussão ou algo do tipo.Não sei se a descontinuação é o melhor caminho.

  1. Eu usava muito o Picnik, principalmente quando precisava editar algumas fotos pra caberem nos destaques do meu site e não tava em casa. É um serviço excelente para essas pequenas edições. Queria saber como vai ficar no Google+, mas pelo que eu tô vendo vou ter que procurar outro serviço. O que vocês recomendam?

Comente!