Luiz Barroso: servidores do Google não são os mais poderosos na Terra

Em uma entrevista a revista digital Wired, Luiz André Barroso, engenheiro do Google e ex-pesquisador de tecnologia para empresas como Compaq e Digital Equipment, descreve que o segredo para um centro de dados eficiente está na visão estratégica que é colocada sobre o equipamento.

Em seu livro “The Datacenter as a Computer” (“Um Centro de Dados como um computador”), escrito em parceria com Urs Hölzle, o homem que supervisionou o desenvolvimento da rede mundial do Google, ele explica que mesmo em uma instalação com muitos servidores, a plataforma precisa ser gerenciada como um todo.


“Estes novos grandes centros de dados são bastante diferentes das tradicionais instalações de hospedagem de outros tempos”, escreveu Barroso e Hölzle. “Grande parte dos recursos de hardware e software nestas instalações devem trabalhar em conjunto de forma eficiente e entregar bons níveis de desempenho nos serviços de internet, algo que só pode ser alcançado através de uma abordagem holística desde sua concepção e implantação.”

O truque, segundo os executivos, é dividir a aplicação maciça em pedaços pequenos e espalhar uniformemente em todo o conjunto de servidores. Ele diz ainda que este é motivo para o Google não trabalhar com servidores poderosos mas com máquinas cada vez menos potentes.

“Se você fizer isso direito, você não precisa nem de servidores poderosos”, diz Barroso. “É melhor usar máquinas com processadores modestos, espalhando a sua aplicação por toda a estrutura. Máquinas modestas são mais baratas e potencialmente mais eficientes em termos energéticos”.

“A coisa mais fácil para um engenheiro de software é ter apenas um grande computador com uma CPU que é tão rápida que você não irá precisar de outros processadores. Mas esse computador vai falhar”, diz ele. “Ter um maior número de pequenas unidades computacionais dá a você uma maneira mais fácil de solucionar questões tolerante a falhas.”

2 Replies to “Luiz Barroso: servidores do Google não são os mais poderosos na Terra

Comente!